5 de julho de 2008

TST DETERMINA QUE 50% DOS FUNCIONÁRIOS DOS COOREIOS RETORNEM AO TRABALHO

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), River Nogueira de Brito, concedeu liminar à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) determinando que pelo menos 50% dos seus funcionários continuem a trabalhar em cada uma das agências da empresa. O pedido da ECT ao Tribunal tinha sido de um porcentual de 70%. A greve dos empregados da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) completou hoje seu quarto dia, com um índice de paralisação em torno de 40%, segundo a ECT, e de 70%, de acordo com o movimento grevista. Está mantida a audiência de conciliação marcada pelo TST para a próxima segunda-feira, quando sindicato e empresa terão o primeiro encontro na tentativa de chegarem em um acordo. O presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, agendou a audiência conciliação e instrução para as 9h. Os Correios entraram a ação por considerar a greve abusiva e prejudicial à sociedade. A empresa pediu também, liminarmente, que a categoria mantenha percentual mínimo de 70% dos trabalhadores em cada uma das unidades operacionais.
Os grevistas reivindicam o cumprimento integral de um compromisso assinado com a empresa em novembro de 2007. Os principais pontos do acordo não cumpridos são a incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros.
Desde o início da paralisação os Correios mantêm o posicionamento de cortar o ponto dos grevistas. A empresa alega que o compromisso assinado em 2007 foi atendido.
Em Brasília, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou esperar que a greve seja encerrada até a próxima terça-feira. Segundo ele, há apenas uma divergência sobre a maneira em como esse bônus está sendo pago aos funcionários.
"Mas eu tenho certeza que nós vamos chegar a um bom acordo tão logo a Justiça do Trabalho dê uma posição sobre a legalidade ou não da greve. A greve deve ser resolvida até no máximo terça-feira."
GREVISTAS ANUNCIAM ÍNDICE DE 80% DE PARALIZAÇÃO, MAS EMPRESA DIZ QUE GREVE ESTÁ PERDENDO FORÇA
Segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), 80% dos trabalhadores de 23 Estados e o Distrito Federal estão parados. Apenas os serviços em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins não foram interrompidos.
Por sua vez, os Correios afirmam que a greve está perdendo força e muitos funcionários estão voltando ao trabalho. Para a empresa, 20 Estados e Distrito Federal têm servidores parados, apesar de não ter os números atualizados na manhã desta sexta-feira. Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins estão com os serviços normais. No último balanço divulgado pelos Correios, na noite desta sexta-feira, 36 milhões de correspondências estavam acumuladas nos depósitos por causa da paralisação. Os serviços com hora certa --Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta--, que garantem prazo de entrega, permanecem suspensos

Nenhum comentário: