Mostrando postagens com marcador Fernando Gabeira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fernando Gabeira. Mostrar todas as postagens

11 de junho de 2010

GABEIRA; governo lula "frustou os sonhos" de quem colocou o pt lá



O GLOBO

Catarina Alencastro e Evandro Éboli

 
Para deputado, é hora de fazer mudanças e levar um novo grupo ao poder



BRASÍLIA. Num discurso bastante aplaudido, o deputado Fernando Gabeira aproveitou a Convenção Nacional do PV, que lançou a candidatura à Presidência da senadora Marina Silva, para atacar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Gabeira, o petista “frustrou os sonhos” dos brasileiros que o elegeram.

Usando o fato de o Palácio do Planalto, sede do Executivo, estar em obra, o deputado disse que agora é hora de reformar também na política e pôr um novo grupo no poder.

— Lutamos para colocar nosso grupo (lá). E conseguimos.

Há oito anos que eles estão aí. Mas nossos sonhos foram frustrados. Vamos de novo lutar para colocar outro grupo, para ver se agora melhora — afirmou.

Críticas à política externa do governo Lula

Antes do discurso, no palco, Gabeira não estava muito à vontade. Em alguns momentos parecia enfadado, o que foi interpretado por alguns dos seus colegas do PV como um “certo ressentimento” por não ter contado com a presença de Marina no lançamento de sua candidatura ao governo do Rio — numa aliança com o PSDB de José Serra, adversário de Marina na disputa presidencial.

Gabeira passou a maior parte do tempo em que esteve no palco junto com parentes e outras líderes do PV, de braços cruzados e semblante sério. Em sua fala, no entanto, defendeu a candidata, lembrando que a senadora é hoje uma pessoa respeitada internacionalmente.

— Achávamos que a campanha seria limitada a duas propostas.

Uma proposta de bens materiais e outra de bens materiais — atacou, em referência às candidaturas da petista Dilma Rousseff e de Serra.

Falando do poder “transformador” do ensino, Gabeira lembrou a trajetória de Marina, alfabetizada aos 16 anos. O deputado reafirmou que a educação será o principal foco de um eventual governo do PV. Falando em direção ao teólogo Leonardo Boff e ao poeta Thiago de Mello, que também discursaram, Gabeira disse que, embora os dois não sejam ricos do ponto de vista material, esbanjam riqueza intelectual. Os dois gostaram do comentário, riram e deram um aperto de mão, em aprovação.

O deputado também defendeu o combate ao aquecimento global e, em outra alfinetada no governo Lula, criticou indiretamente a política de aproximação com o Irã.

Também criticou a falta de ação de Lula contra o desrespeito aos direitos humanos praticado em Cuba.

— Temos que pensar nos (cidadãos) verdes do Irã. Não porque são ecológicos, mas porque são democratas e nós lutamos por isso. Temos que nos solidarizar com os presos política de Cuba — disse Gabeira.

Demonstrando afinidade com as bandeiras ecológicas de Marina, Boff disse, no discurso, que passava dois meses por ano no Acre e que a defesa da “Mãe Terra” deve estar no centro das preocupações políticas. Segundo Boff, Marina é a mais indicada para a missão porque “nunca abandonou a floresta e a carrega no seu coração”.

— A Terra está crucificada.

Precisamos baixá-la da cruz e ressuscitá-la. O político precisa colocar a vida, a Terra, a Mãe Terra no centro das preocupações — disse.

24 de maio de 2010

GABEIRA CANDIDATO



Fernando Gabeira lançou sua candidatura ao governo do Rio neste domingo (23). Tem sua candidatura ao governo estadual associado a duas candidaturas presidenciais. Para evitar conflitos, houve um acerto prévio, combinando que nem Marina Silva (PV) nem José Serra (PSDB) dariam as caras no lançamento da candidatura de Gabeira.
Apóiam Gabeira, seu partido o PV mais as três legendas que apóiam Serra: PSDB, DEM e PPS.
O vice de Gabeira será o tucano Márcio Fortes. Para o Senado, Cesar Maia (DEM) e Marcelo Cerqueira (PPS). No principio, parte dos verdes vetava a candidatura de Maia, mas como PSDB e PPS insistiram, ficou tudo acertado e Gabeira corre junto com o ex prefeito. O Presidente do PV no Rio, Alfredo Sirkis até agora não engoliu a aliança, mas como ele tem fama de criador de caso ninguém lhe deu muita bola, e ainda ignoraram a candidatura da vereadora Aspásia Camargo (PV), que Sirkis e Gabeira queriam lançar ao Senado, no lugar de Cesar Maia. Certamente, por essa razão, Sirkis e a vereadora não deram as caras no ato.
Mas, Maia e o filho Rodrigo Maia, presidente do DEM. Estavam entre os presentes.
Também ficou tudo combinado que na televisão Gabeira cuidará de sua própria campanha. O vice e os candidatos ao Senado falam de Serra. Em caso de segundo turno, Gabeira fará a campanha daquele que concorrer nessa fase, provavelmente a de Serra.
A aliança foi boa para Gabeira, que aumentou o tempo na Tv e pode assim enfrentar com melhores condições o governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição. Poderá até ir ao segundo turno, vencendo a disputa com o ex-governador Anthony Garotinho (PR), pela segunda colocação no primeiro turno.
Essa hipótese ficou ainda mais provável depois que Garotinho passou a ser tratado como aliado de segunda classe por Lula e Dilma que fizeram Cabral o palanque preferencial da candidata do governo.
Gabeira teve uma boa performance na eleição de 2008, quando foi derrotado somente no segundo turno por Eduardo Paes (PMDB), que tinha o apoio de toda a máquina de Cabral e de Lula.
Será bem votado na capital, seu desafio será conquistar votos no interior do Estado, onde é pouco conhecido.
Fernando Gabeira se apresentou dizendo-se um tuiuiú, aquele pássaro desajeitado do pantanal que demora a levantar e depois voa mais alto que todos os outros pássaros. Mas, na sua fala cometeu uma pequena falha: elogiou o tucano José Serra e se esqueceu de mencionar a Marina Silva, candidata presidencial do seu PV.
O nome de Marina estava escrito em faixas do PV. Para evitar escaramuças, foi recoberto. A princípio isso causou alguma confusão, pois o PV é um partido meio complicado. Depois, tudo foi esclarecido. Foi uma providência cautelar para evitar que o nome dela nas faixas pudesse caracterizar propaganda antecipada.
Fiscais do TRE estavam presentes ao evento como acontece em todos esses atos durante a fase de pré-campanha. Eles não chegaram a determinar qualquer providência, pois sua função é de mero acompanhamento.
Os organizadores do ato de lançamento da candidatura de Gabeira e alguns militantes é que decidiram tampar o nome da postulante à Presidência Marina Silva de algumas faixas.
O juiz do TRE-RJ, Paulo Cesar Vieira de Carvalho Filho, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na cidade do Rio, considerou cautelar a medida adotada poe alguns militantes. Segundo o juiz, não houve qualquer medida oficial por parte da justiça eleitoral, pois as imagens do local ainda serão analisadas.
Em princípio, segundo Paulo Cesar, por ser um evento de Gabeira, não justificaria propaganda de Marina na festa, mesmo ela sendo do mesmo partido. O nome dela na faixa poderia se justificar por ser num evento interno dos partidos, mas para isso teria que seguir uma série de outros fatores, como o local não ter visibilidade externa, o que seria analisado pelos fiscais que estavam no ato do lançamento.
_ Portanto, acredito que foi uma posição de cautela _ disse ele,

18 de maio de 2010

NO RIO, PSDB REITERA APOIO A FERNANDO GABEIRA

Terça feira, 18 de maio de 2010


DEU NO JORNAL DO BRASIL

Pamella Lima

A executiva do PSDB do Rio de Janeiro se reuniu na manhã de ontem para fechar alianças nas eleições de outubro. Na ocasião, os parlamentares e representantes dos poderes executivos da legenda no estado confirmaram a aliança entre PV, PSDB, DEM e PPS em torno do pré-candidato à governador Fernando Gabeira.Após o encontro, que durou cerca de três horas, o prefeito de Duque de Caxias e presidente do partido no Rio, José Camilo Zito, endossou seu apoio às candidaturas de José Serra à Presidência da República e de Gabeira, em resposta a rumores de que ele poderia se manter neutra ou mesmo apoiar o governador Sérgio Cabral (PMDB).Sempre demonstrei que sou Serra fervoroso. Não só aliado, como apaixonado pela campanha.Também torço para que o Aécio esteja neste contexto. disse Zito. Não podemos misturar o prefeito que defende a cidade e os interesses da sua população com o presidente do partido, que sabe o que é melhor para o país e para o Rio.

FRANKLIN DESDIZ MARTA E ENDOSSA VERSÃO DE GABEIRA

JOSIAS DE SOUZA

NOS BASTIDORES DO PODER - BLOG DA FOLHA


Membro da comitiva de Lula, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) foi abordado por repórteres ao posar em Madri, procedente de Teerã.

Instaram-no a comentar declarações feitas no domingo por Marta Suplicy.

A pretexto de defender o passado militante de Dilma Rousseff, Marta comparou a biografia dela à de Fernando Gabeira (PV-RJ).

Evocou uma passagem da crônica da ditadura: o rapto do embaixador norte-americano Charles Elbrick, ocorrido em 1969,

Disse: “O Gabeira, sim, sequestrou”. Mais: “Foi escalado para matar o embaixador”.

Gabeira desdisse Marta: “Não havia escala para matar”. Franklin Martins, que também tomou parte do sequestro, ecoou o ex-companheiro de armas:

"A participação do Gabeira era ser basicamente responsável pela casa [onde foi mantido o refém]. Não teve ninguém escalado para matar".

Gabeira continua aguardando pelo pedido de desculpas de Marta. Disse que vai aceitar.

17 de maio de 2010

É SEMPRE ASSIM

As desatinadas declarações da Marta sobre a participação de Gabeira no seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969, afirmando que ele era o escolhido para eliminar a vítima, e que, deste caso, ninguém fala porque o deputado é aliado do PSDB continua deixando muita gente tonta.
Muita gente até agora não entendeu.
É simples, trata-se da velha tatica petista de jogar sujeira no ventilador, para que todo mundo saia sujo e ai parem de criticar os crimes da cumpanheirada petista.
Ela foi utilizada no escândalo do mensalão, depois com os cartões corporativos, desvio de dinheiro por meio de ONGs e outras tramóias. É sempre assim.

MARTA VAI PEDIR DESCULPAS


17 de maio de 2010 • 10h05 •

Gabeira: Marta pedirá desculpas por declarações; vou aceitar

O candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, no começo da manhã desta segunda-feira (17) lamentou em seu Twitter as declarações de Marta Suplicy sobre a época em que ele foi militante contra a ditadura militar. "Daqui a alguns anos a Marta vai me pedir desculpas e eu certamente vou aceitar", escreveu ele em sua página.

A polêmica começou no último domingo (16) quando Marta atacou Gabeira para defender a participação na luta armada de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência. Durante um encontro na zona leste de São Paulo, a petista acusou a liderança do PV de ser "o escolhido para matar o embaixador", referindo-se ao caso do sequestro do diplomata americano Charles Elbrick, em 1968. Marta afirmou "que ninguém fala do Gabeira porque ele é pré-candidato ao governo do Rio e se aliou ao PSDB".


Gabeira disse em entrevista ao Terra que a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, está "completamente equivocada" e não havia nenhuma designação para ele assassinar o embaixador americano Charles Elbrick, em 1968. Elbrick foi trocado por presos políticos brasileiro entre eles, José Dirceu, atual aliado da pré-candidata petista ao senado de São Paulo. Gabeira disse que Marta “, está inventando coisas, está mentindo. Não havia escala para isso. Lamento que ela diga isso, até porque tem muinta gente dentro do PT que sabe bem dessa história”.
É verdade, tem mesmo muita gente do PT que conhece a história toda. Marta vai acabar recebendo algum puxão de orelha do Lula, por ter falado essa besteira. A alta cúpula petista que participa no governo Lula tem vários ex-terroristas. A começar pelo secretário de Imprensa da Presidência da República Franklin Martins homem do núcleo íntimo do Palácio do Planalto, que atuou ao lado de Gabeira no sequestro. Marta estava respondendo a críticas que se faz a Dilma Roussef ter sido terrorista eparticipado da dita “luta armada. Acabou criando um problema maior. Meteu-se num vespeiro
O pré-candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro reitera ter mudado sua compreensão sobre os fatos ocorridos na ditadura. "Hoje eu considero o sequestro uma forma de luta abominável, um desrespeito à lei e aos direitos humanos de pessoa sequestrada, da sua família, seus amigos", disse em 2007, ao jornal O Estado de S. Paulo.
Gabeira jamais negou sua ação nesse ato terrorista. E ao contrário de outros ex-terroristas, ele não entra nessa desculpa esfarrapada que “lutava contra a ditadura”, ou “pela democracia”, para justificar sua militância na esquerda armada.
Participante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), nos anos 60, Gabeira abordou o sequestro de Elbrick no livro "O que é isso, companheiro?" , que virou filme.
Gabeira disse que não vai processar dona Marta: “Vou ignorá-la. Como ela merece de uns anos para cá”.
Marta Suplicy, pré-candidata ao senado pelo PT, já deu vexame na campanha de 2008, insinuando que seu adversário Gilberto Kassab, que lhe ganhou a prefeitura paulistana, era homossexual. Pediu desculpa numa entrevista na tevê pelas declarações que fizera durante a propaganda eleitoral , na qual questionou a preferência sexual do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM)
Como fez na última,

MARTA SUPLICY DIZ QUE GABEIRA ERA SEQUESTRADOR

´Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador``

Em resposta às críticas feitas ao passado guerrilheiro da presidenciável Dilma Rousseff (PT), a pré-candidata ao Senado por São Paulo Marta Suplicy (PT) introduziu neste domingo ao debate eleitoral a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares e disse que “ele sim sequestrou”. Gabeira é pré-candidato ao governo do Rio.Em encontro com militantes petistas na zona leste paulistana, ao lado do pré-candidato ao governo paulista Aloizio Mercadante, Marta discursou. "Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB. Então, ninguém fala." A declaração foi divulgada pela Agência Estado. Marta fazia referência à atuação de Gabeira no MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. RepercussãoNo Rio, Gabeira respondeu: "Vou ignorar essa acusação porque já faz muitos anos que ignoro as coisas que a Marta diz". Afirmou que "não é verdade" que tenha sido escalado para matar Elbrick e disse condenar o seqüestro como forma de luta. Por meio de sua assessoria, ainda no mesmo dia, Marta justificou a fala dizendo que "foi um discurso político feito para a militância do PT para mostrar o tratamento diferenciado da mídia sobre dois jovens que lutaram contra a ditadura". Dirigentes do PT também se pronunciaram, negando que a opinião de Marta seja compartilhada pela legenda ou que se trate de uma estratégia eleitoral. “Não vamos adotar isso como estratégia de campanha. Todas as pessoas que atuaram contra a ditadura merecem nosso respeito. Foi uma declaração muito infeliz da Marta”, afirmou o presidente do partido, José Eduardo Dutra.

GABEIRA SEQUESTROU DIZ MARTA

17 de maio de 2010


Em reforço à estratégia do PT de abordar a participação da candidata à Presidência, Dilma Rousseff, na luta à ditadura, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy introduziu ontem ao debate a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares. Em discurso para militantes petistas, afirmou que “ele, sim, sequestrou”, referindo-se a Gabeira. Acompanhada do candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, Marta insinuou que Gabeira – que disputará o governo do Rio com apoio do PSDB – deveria estar mais exposto a críticas por sua participação direta na luta armada que Dilma.
– Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse, sim, sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador – disse a petista, candidata ao Senado.
Marta referiu-se à atuação de Gabeira no MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. A estratégia era trocá-lo por 15 políticos de esquerda. No Rio, Gabeira reagiu com indignação e rechaçou de forma veemente a informação de que poderia ter se tornado o assassino do embaixador.
– Ela está equivocada, está inventando coisas, está mentindo – disse o deputado, que, contudo, não pretende processar a petista.

EM DEFESA DE DILMA, MARTA ATACA GABEIRA E CITA SEQUESTRO



Autor(es): Malu Delgado / SÃO PAULO e Alfredo Junqueira / RIO - O Estado de S.Paulo

O Estado de S. Paulo - 17/05/2010

Gabeira sequestrou na ditadura, afirma Marta
Para amenizar críticas à ação de Dilma Rousseff na luta armada, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) disse que o deputado Fernando Gabeira (PV) estava escalado para matar o embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado em 1969. “Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB”, disse. “Ela inventa coisas”, reagiu Gabeira


Para amenizar ação de Dilma na luta armada, petista diz que deputado era escolhido para matar embaixador; "Ela está inventando coisas", reagiu ele


Em meio à estratégia do PT de abordar a participação da pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, na luta à ditadura, a ex-prefeita Marta Suplicy introduziu ontem ao debate político a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares e afirmou que "ele sim sequestrou".

Num discurso a militantes petistas da zona leste de São Paulo, acompanhada do pré-candidato ao governo, Aloizio Mercadante, Marta surpreendeu ao comparar a atuação de Gabeira com a de Dilma ao criticar ataques à petista feitos na internet: "Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB".

O discurso da petista provocou reação imediata no comando do PT e entre coordenadores da pré-campanha de Dilma. Dirigentes do partido afirmaram na noite de ontem que a opinião de Marta não é avalizada pela legenda e nem se trata de uma estratégia eleitoral. "Não vamos adotar isso como estratégia de campanha. Todas as pessoas que atuaram contra a ditadura merecem nosso respeito. Foi uma declaração muito infeliz da Marta", afirmou o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Marta referiu-se à atuação de Gabeira no MR-8 e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. O ministro Franklin Martins (Comunicação) também fez parte do grupo que sequestrou o embaixador.

No Rio, Gabeira reagiu com indignação: "Ela está equivocada, está inventando coisas, está mentindo". O deputado rechaçou a informação de que poderia ter se tornado o assassino do embaixador. "Não havia escala para isso (para um assassinato). Lamento que ela use esse tipo de coisa na campanha, até porque tem muita gente dentro do PT que sabe bem dessa história", disse. O pré-candidato, que fez coligação com PSDB, DEM e PPS, disse, contudo, que não pretende processar a petista: "Vou ignorá-la."

Marta "explicou" a militantes as razões pelas quais o presidente Lula comparou Dilma a Nelson Mandela em programa partidário dia 13: "O que Lula quis dizer com isso? Que pessoas que vão para uma cadeia por ideologia são pessoas de luta, dignas".


PARA ENTENDER
Sequestro durou 4 dias

Fernando Gabeira foi protagonista da luta armada contra o regime militar (1964-1985) no Brasil. Ele participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em setembro de 1969, juntamente com integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), que tentava instaurar o comunismo no País. O objetivo do sequestro era pressionar a liberação de políticos esquerdistas presos pelo regime. O embaixador foi liberado quatro dias depois e alguns integrantes do grupo foram presos, inclusive Gabeira

4 de maio de 2010

GABEIRA MONTA PALANQUE DUPLO COM SERRA E MARINA

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Deputado confirma sua candidatura ao governo do Rio e fecha aliança com o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) para o Senado

Alfredo Junqueira

RIO Após seis meses de impasse, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) confirmou ontem sua candidatura ao governo do Estado do Rio e oficializou a aliança com PSDB, DEM e PPS. O acordo, sacramentado depois de três horas de reunião, também prevê a participação do parlamentar em atos de campanha do candidato tucano à Presidência, José Serra.
Até o encontro de ontem, Gabeira e lideranças do PV do Rio mantinham firme a posição de que só fariam campanha para Marina Silva, nome do partido à sucessão do presidente Lula.
Os compromissos de Serra no Rio seriam acompanhados apenas pelos candidatos a vice e ao Senado da coligação - indicados pelos demais partidos. O pré-candidato do PV ao governo do Rio confirmou que Serra e Marina participarão da convenção que oficializará seu nome, em junho."Pretendemos lançar no dia 23, de manhã. Vamos começar a mobilização. Não será ainda com a presença dos candidatos à Presidência porque nós preferimos que eles venham na convenção", explicou Gabeira.
Indicado como candidato a vice na chapa de Gabeira, o ex-deputado federal Márcio Fortes (PSDB) confirmou que o acordo possibilitará a elaboração de uma agenda de pré-campanha de Serra no Rio. Fortes confirmou a presença de Gabeira nos eventos de Serra no Estado.
"O Gabeira anda com ele", disse Fortes. "O Serra tem um palanque. A Marina também tem.Mas o Serra tem um palanque bom, uma candidatura vitoriosa, que pode ganhar a eleição e não terá limites. Nossa coligação é adotada por todos universalmente e fará uma bela campanha à Presidência da República. Tanto para o Serra quanto para Marina", avaliou o tucano.Senado. Pivô da crise que se instaurou entre os partidos, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) teve sua candidatura ao Senado confirmada na reunião de ontem. O PV do Rio resistia em formalizar a aliança tendo ele como representante dos Democratas. Apesar do acordo, os verdes também confirmaram que a vereadora Aspásia Camargo concorrerá ao Senado.
Caso a Justiça Eleitoral se manifeste contrariamente ao lançamento desse tipo de candidatura independente, o partido não criará embaraços para a coligação - de acordo com o presidente da legenda no Rio, Alfredo Sirkis. O outro nome da aliança ao Senado será o advogado Marcelo Cerqueira, do PPS."Gabeira já disse que o melhor candidato ao Senado é o Cesar Maia e confirmou que fará campanha para ele", disse a deputada federal Solange Amaral (DEM), representante do partido e do ex-prefeito na reunião.
Apesar do acordo, Gabeira terá de lidar com resistências veladas. O próprio presidente regional do PSDB, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, saiu da reunião logo no início. Com ar contrariado, confirmou a aliança, mas disse que a prioridade era a eleição de Serra.
Eleitorado
O Rio é terceiro maior o colégio eleitoral do País14,2 milhões é o número de eleitores do Estado10% é quanto representa o Rio no eleitorado nacional

GABEIRA LANÇA CANDIDATURA

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Apoio a Serra num eventual 2º turno contra Dilma causou incômodo no PV

Anunciado pré-candidato ao governo do RJ com apoio de PSDB, DEM e PPS, verde justifica fala pró-tucano e responde a correligionários

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia em que foi anunciado oficialmente como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) virou alvo de críticas de aliados por declarar apoio a José Serra (PSDB) num eventual segundo turno contra Dilma Rousseff (PT).

Ele disse ao Blog do Noblat que votaria no tucano após apoiar Marina Silva (PV) no primeiro turno. A declaração gerou incômodo entre aliados da senadora. O ex-deputado Luciano Zica classificou a fala como "lamentável".

"Foi uma declaração infeliz. Causa estranheza, porque Gabeira é um cara experiente. Não temos o direito de escorregar agora", disse à Folha. "Não perguntamos ao Gabeira quem ele vai apoiar no segundo turno do Rio. E se a disputa for entre Serra e Marina, ele também vota no Serra?", provocou Zica.

Obrigado a se explicar, Gabeira disse ter respondido a uma pergunta "bem específica": "Faz parte de um acordo meu com ele [Serra]. Eles [PSDB] me apoiam aqui no Rio, e eu apoio a candidatura da Marina. Caso haja um segundo turno em que ela não esteja presente, eu o apoio".

O presidente do PV, José Luiz Penna, tentou contemporizar: "Estamos trabalhando para vencer. Temos que ser generosos com quem escorrega nas cascas de banana".

Segundo Gabeira, Marina e Serra participarão de seu programa de TV. "Vou fazer a campanha da Marina. Eventualmente posso me encontrar com o Serra, dependendo das circunstâncias",disse.

A chapa ao governo do Rio foi confirmada ontem, em aliança com PSDB, DEM e PPS. O ex-deputado tucano Márcio Fortes, tesoureiro de Serra na eleição de 2002, deve ser o vice.

O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) tentará ao Senado, e a outra vaga deve ser de Marcelo Cerqueira, do PPS. O PV ainda tenta emplacar a vereadora Aspásia Camargo.

Em entrevista à TV Gazeta, Marina Silva disse ter tido "divergências sérias" com Dilma no governo Lula, mas negou ressentimentos: "Disputávamos de igual para igual".

12 de outubro de 2009

A ESCOLHA DO RIO PARA SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS AFETA CANDIDATURAS DE SERRA E DE GABEIRA


A decisão escolhendo o Rio de janeiro para sede dos Jogos de 2016 deu novo fôlego à candidatura de Sérgio Cabral (PMDB), reeleição. A escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016 vai se tornar pretexto para o deputado Fernando Gabeira (PV) desistir de concorrer ao governo do Estado.
Não se fala em outra coisa no Rio. Gabeira já teria desistido de sua candidatura ao Governo. Ele tinha baixos índices de intenção de voto nas pesquisas de opinião. E a candidatura Marina Silva complicou sua situação, pois limita e impede sua participação na campanha de Serra.
A maior parte dos eleitores de Gabeira deve votar em Marina, Se ele não participar da campanha dela não se elege nem vereador.
Gabeira diz que vai se candidatar ao Senado, debilitando ainda mais o palanque fluminense do governador José Serra, ficando praticamente sem palanque no estado. Gabeira sabe que não tem condições para enfrentar dois nomes da pesada, como candidatos ao governo: o atual governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR). Até César Maia fugiu da raia. Prefere se candidatar ao Parlamento do MERCOSUL

MAIS SOBRE A ELEIÇÃO NO RIO

Com a entrada da Marina, a aliança de Gabeira com o PSDB ficaria complicada. Gabeira não tem condições para administra dois palanques distintos. Sem alternativa, Serra acha que dá para tocar o barco de qualquer maneira, porque precisa de um nome de peso no Rio de Janeiro. Também, há resistências no PSDB ao nome de Gabeira, como a do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, que já disse que Gabeira não tem cheiro de povo, o que deixou o deputado muito irritado. Gabeira sabe que não pode concorrer a governador com o Zito contra na Baixada.

Gabeira se antecipou a diz que pretende rodar o país com Marina Silva e que não tem dinheiro para uma campanha de governador. Nesse caso, qual será a sua opção? Falam no Senado, mas, mesmo assim, é muito difícil. Ele não tem chances de disputar contra Marcello Crivella (PRB), César Maia, Jorge Picciani (PMDB) e Benedita da Silva ou Lindberg Farias (PT). Mesmo com duas vagas em disputa, Gabeira não tem chances para concorrer ao senado. Nem enganchado na campnha da Marina, que vai ter no Rio a mesma quantidade de votos que tiveram Cristovam e Heloisa

Agora, se o Gabeira rodar o país com Marina, o caminho mais fácil é a reeleição para deputado federal. É uma eleição garantida e pode ser até o deputado mais votado do Rio de Janeiro.