8 de julho de 2008

POLÍCIA FEDERA PRENDE DANIEL DANTAS, CELSO PITTA E NAJI NAHAS POR CRIMES FINANCEIROS E OPERAÇÕES CRIMINOSAS

A Polícia Federal, sob o comando do delegado Protógenes Queiroz, prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, o especulador Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, por suspeitas de crimes financeiros durante a Operação Satiagraha que investiga desdobramentos do mensalão. A PF cumpre 24 mandados de prisão e 56 ordens de busca e apreensão. Na ação deflagrada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e em Brasília, foram presos, além do banqueiro Daniel Dantas, sua irmã Verônica e seu ex-cunhado e dirigente do OPP, Carlos Rodenburg, o também diretor Arthur de Carvalho, o presidente do grupo, Dório Ferman.
A operação começou há quatro anos com investigações sobre o Mensalão. A partir de documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal para a Procuradoria da República no Estado de São Paulo, foi aberto um processo na 2ª Vara Criminal Federal. Na apuração foram identificadas pessoas e empresas beneficiadas no esquema montado pelo empresário Marcos Valério para intermediar e desviar recursos públicos. Os policiais apuraram então a existência de uma grande organização criminosa, que seria comandada pelo empresário Daniel Dantas, envolvida com a prática de diversos crimes. O grupo montava várias empresas de fachada.
Em seguida, foi descoberta a existência de um segundo grupo formado por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro como forma de lavar o dinheiro obtido nos negócios. Este grupo era comandado pelo megainvestidor Naji Nahas. Além de fraudes no mercado de capitais, a organização atuaria no mercado paralelo de moedas estrangeiras.
Outros funcionários do grupo Opportunity, de Daniel Dantas, também estariam sendo presos pela polícia. De acordo com a PF, a operação mobiliza cerca de 300 agentes, que cumprem 24 mandados de prisão, 56 ordens de busca e apreensão em diversos estados, como Rio, Brasília e São Paulo. Os outros 21 mandados que devem ser cumpridos nas próximas horas. Os três presos devem ir para a sede da Polícia Federal em São Paulo.
Por volta das 6h30, cerca de 20 agentes da PF em cinco carros chegaram à sede do Banco Opportunity, no Rio, onde realizam uma varredura nos computadores e documentos da instituição
O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou que a ação se segue a três anos de investigações. Ele se esquivou de fazer mais comentários sobre a operação.

Nenhum comentário: