Mostrando postagens com marcador Progrma partidário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Progrma partidário. Mostrar todas as postagens

28 de maio de 2010

SERRA OCUPA HORÁRIO PARTIDÁRIO DO DEM


Aliado do PSDB, Democratas exibiram programa que enalteceu tucano

. Oposição espera que programa influencie pesquisas

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi o grande destaque do programa partidário do DEM, exibido nesta quinta-feira em cadeia nacional de rádio e TV.
O ponto alto do programa do DEM foram trechos do discurso que Serra fez no Encontro Nacional do dia 10 de abril, que reuniu PSDB, DEM e PPS. Do discurso longo, deu-se destaque aos seguintes temas:agricultura; meio ambiente; segurança pública; Justiça..
O partido também deu ênfase ao trecho em que o tucano diz que um governo deve unir a nação, sem incentivar as disputas. No discurso, Serra pregou a unidade do país, numa crítica indireta ao governo Lula:
- “Um governo deve sempre procurar unir a nação. De mim, ninguém deve esperar que estimule disputas de pobres contra ricos, ou de ricos contra pobres. (...) Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão. Vamos trabalhar somando, agregando. Nunca dividindo. Nunca excluindo”
Coube ao senador Agripino Maia (RN) a única referência explícita ao PT, partido, que, segundo ele, semeia a discórdia. Paulo Bornhausen (SC), líder do DEM na Câmara, fez a abertura. Trecho do discurso do deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente da legenda, também foi ao ar. O prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, foi o segundo que mais apareceu: destacou as parcerias com o governo do Estado na cidade.
Além do programa do DEM e o do PSDB, que vai ao ar dia 17 de junho, o tucano será protagonista também dos programas dos aliados PPS e PTB. Integrantes do DEM admitem que poderão ter problemas na Justiça Eleitoral, pois antes da exibição do programa do DEM, o PT acionou o TSE ,para tentar impedir a sua transmissão. Mas o corregedor-geral eleitoral, Aldir Passarinho Junior, rejeitou o pedido alegando que não poderia fazer censura prévia ao programa partidário. Para os dirigentes do DEM é certo que o PT ingressará na Justiça novamente.
O programa do DEM enfatizou as ligações de Serra com os trabalhadores: o pai pobre, a criação do FAT, o Seguro Desemprego e a homenagem prestada aos operários que criaram o Rodoanel. O conjunto resultou otimista e triunfalista.
O programa apresentou uma mensagem absolutamente clara, sem ambigüidades. Não se falou em eleição, nem houve pedido de votos. O que o programa apresenta como mensagem é que Serra é o melhor para o Brasil conquistar mais do que já tem. O conteúdo revela uma grande e importante diferença entre os dois programas: o do PT atacou Serra; o do DEM não atacou Dilma Rousseff.