7 de julho de 2008

ELEIÇÕES: CAMPANHA ELEITORAL COMEÇA HOJE EM TODO OBRASIL

TSE CALCULA QUE NÚMERO CANDIDATOS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS ULTRAPASSE A MAIS DE 400 MIL

Terminou ontem, dia 5, o prazo de apresentação dos documentos necessários para os partidos e coligações registrarem seus candidatos às eleições municipais deste ano. A Justiça Eleitoral contabiliza mais de 400 mil pedidos de registros de candidatura. coligações. O TSE informa que apenas por volta do dia 14 de julho os dados apresentados no site do tribunal estarão próximos do total de registros realmente efetuados.
Estão sendo disputados nas eleições de outubro 5.563 cargos de prefeito, com o mesmo número de vices, e cerca de 52 mil vagas de vereadores. O número total de candidatos registrados no Brasil ainda está sujeito a oscilações em virtude da definição de candidaturas como aptas ou inaptas pelos juízes, falecimento ou renúncia dos postulantes aos cargos durante o período de divulgação de dados.
Os juízes podem rejeitar os pedidos por documentação incompleta ou até mesmo por vida pregressa incompatível, de acordo com critérios estabelecidos por cada Tribunal Regional Eleitoral.
Campanha Eleitoral começa neste domingo

A campanha eleitoral tem seu início oficial neste domingo. Em todo o país, candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores podem promover atividades de campanha em busca de votos, inclusive reuniões públicas e comícios. A lei eleitoral prevê que coligações, partidos políticos e candidatos podem, a partir de hoje, fixar faixas, placas e cartazes em imóveis particulares, desde que autorizados pelos proprietários e seu tamanho seja de até 4 metros quadrados. É permitida a distribuição de santinhos e panfletos. A legislação permite a realização de atos e comícios, com uso de aparelhagem de som, no horário entre as 8 e 24 horas. O uso de alto-falantes em carros de som para divulgação de campanhas fica permitido entre as 8 e 22 horas..
Desde ontem também está vetada a participação de candidatos a prefeitos e vice em inaugurações de obras públicas. Ficou vedada a propaganda em outdoors e a distribuição de brindes (camisetas, chaveiros, bonés, etc) Também é proibida a realização de showmícios e a apresentação remunerada ou não de artistas. A campanha eleitoral na televisão e rádio somente4 podem ser veiculados a partir de 19 de agosto no horário eleitoral gratuito que terminará no dia 2 de outubro.

Nenhum comentário: