Mostrando postagens com marcador Sequestro Embaixador. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sequestro Embaixador. Mostrar todas as postagens

18 de maio de 2010

FRANKLIN DESDIZ MARTA E ENDOSSA VERSÃO DE GABEIRA

JOSIAS DE SOUZA

NOS BASTIDORES DO PODER - BLOG DA FOLHA


Membro da comitiva de Lula, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) foi abordado por repórteres ao posar em Madri, procedente de Teerã.

Instaram-no a comentar declarações feitas no domingo por Marta Suplicy.

A pretexto de defender o passado militante de Dilma Rousseff, Marta comparou a biografia dela à de Fernando Gabeira (PV-RJ).

Evocou uma passagem da crônica da ditadura: o rapto do embaixador norte-americano Charles Elbrick, ocorrido em 1969,

Disse: “O Gabeira, sim, sequestrou”. Mais: “Foi escalado para matar o embaixador”.

Gabeira desdisse Marta: “Não havia escala para matar”. Franklin Martins, que também tomou parte do sequestro, ecoou o ex-companheiro de armas:

"A participação do Gabeira era ser basicamente responsável pela casa [onde foi mantido o refém]. Não teve ninguém escalado para matar".

Gabeira continua aguardando pelo pedido de desculpas de Marta. Disse que vai aceitar.

17 de maio de 2010

É SEMPRE ASSIM

As desatinadas declarações da Marta sobre a participação de Gabeira no seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969, afirmando que ele era o escolhido para eliminar a vítima, e que, deste caso, ninguém fala porque o deputado é aliado do PSDB continua deixando muita gente tonta.
Muita gente até agora não entendeu.
É simples, trata-se da velha tatica petista de jogar sujeira no ventilador, para que todo mundo saia sujo e ai parem de criticar os crimes da cumpanheirada petista.
Ela foi utilizada no escândalo do mensalão, depois com os cartões corporativos, desvio de dinheiro por meio de ONGs e outras tramóias. É sempre assim.

MARTA VAI PEDIR DESCULPAS


17 de maio de 2010 • 10h05 •

Gabeira: Marta pedirá desculpas por declarações; vou aceitar

O candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, no começo da manhã desta segunda-feira (17) lamentou em seu Twitter as declarações de Marta Suplicy sobre a época em que ele foi militante contra a ditadura militar. "Daqui a alguns anos a Marta vai me pedir desculpas e eu certamente vou aceitar", escreveu ele em sua página.

A polêmica começou no último domingo (16) quando Marta atacou Gabeira para defender a participação na luta armada de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência. Durante um encontro na zona leste de São Paulo, a petista acusou a liderança do PV de ser "o escolhido para matar o embaixador", referindo-se ao caso do sequestro do diplomata americano Charles Elbrick, em 1968. Marta afirmou "que ninguém fala do Gabeira porque ele é pré-candidato ao governo do Rio e se aliou ao PSDB".


Gabeira disse em entrevista ao Terra que a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, está "completamente equivocada" e não havia nenhuma designação para ele assassinar o embaixador americano Charles Elbrick, em 1968. Elbrick foi trocado por presos políticos brasileiro entre eles, José Dirceu, atual aliado da pré-candidata petista ao senado de São Paulo. Gabeira disse que Marta “, está inventando coisas, está mentindo. Não havia escala para isso. Lamento que ela diga isso, até porque tem muinta gente dentro do PT que sabe bem dessa história”.
É verdade, tem mesmo muita gente do PT que conhece a história toda. Marta vai acabar recebendo algum puxão de orelha do Lula, por ter falado essa besteira. A alta cúpula petista que participa no governo Lula tem vários ex-terroristas. A começar pelo secretário de Imprensa da Presidência da República Franklin Martins homem do núcleo íntimo do Palácio do Planalto, que atuou ao lado de Gabeira no sequestro. Marta estava respondendo a críticas que se faz a Dilma Roussef ter sido terrorista eparticipado da dita “luta armada. Acabou criando um problema maior. Meteu-se num vespeiro
O pré-candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro reitera ter mudado sua compreensão sobre os fatos ocorridos na ditadura. "Hoje eu considero o sequestro uma forma de luta abominável, um desrespeito à lei e aos direitos humanos de pessoa sequestrada, da sua família, seus amigos", disse em 2007, ao jornal O Estado de S. Paulo.
Gabeira jamais negou sua ação nesse ato terrorista. E ao contrário de outros ex-terroristas, ele não entra nessa desculpa esfarrapada que “lutava contra a ditadura”, ou “pela democracia”, para justificar sua militância na esquerda armada.
Participante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), nos anos 60, Gabeira abordou o sequestro de Elbrick no livro "O que é isso, companheiro?" , que virou filme.
Gabeira disse que não vai processar dona Marta: “Vou ignorá-la. Como ela merece de uns anos para cá”.
Marta Suplicy, pré-candidata ao senado pelo PT, já deu vexame na campanha de 2008, insinuando que seu adversário Gilberto Kassab, que lhe ganhou a prefeitura paulistana, era homossexual. Pediu desculpa numa entrevista na tevê pelas declarações que fizera durante a propaganda eleitoral , na qual questionou a preferência sexual do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM)
Como fez na última,

MARTA SUPLICY DIZ QUE GABEIRA ERA SEQUESTRADOR

´Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador``

Em resposta às críticas feitas ao passado guerrilheiro da presidenciável Dilma Rousseff (PT), a pré-candidata ao Senado por São Paulo Marta Suplicy (PT) introduziu neste domingo ao debate eleitoral a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares e disse que “ele sim sequestrou”. Gabeira é pré-candidato ao governo do Rio.Em encontro com militantes petistas na zona leste paulistana, ao lado do pré-candidato ao governo paulista Aloizio Mercadante, Marta discursou. "Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB. Então, ninguém fala." A declaração foi divulgada pela Agência Estado. Marta fazia referência à atuação de Gabeira no MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. RepercussãoNo Rio, Gabeira respondeu: "Vou ignorar essa acusação porque já faz muitos anos que ignoro as coisas que a Marta diz". Afirmou que "não é verdade" que tenha sido escalado para matar Elbrick e disse condenar o seqüestro como forma de luta. Por meio de sua assessoria, ainda no mesmo dia, Marta justificou a fala dizendo que "foi um discurso político feito para a militância do PT para mostrar o tratamento diferenciado da mídia sobre dois jovens que lutaram contra a ditadura". Dirigentes do PT também se pronunciaram, negando que a opinião de Marta seja compartilhada pela legenda ou que se trate de uma estratégia eleitoral. “Não vamos adotar isso como estratégia de campanha. Todas as pessoas que atuaram contra a ditadura merecem nosso respeito. Foi uma declaração muito infeliz da Marta”, afirmou o presidente do partido, José Eduardo Dutra.

GABEIRA SEQUESTROU DIZ MARTA

17 de maio de 2010


Em reforço à estratégia do PT de abordar a participação da candidata à Presidência, Dilma Rousseff, na luta à ditadura, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy introduziu ontem ao debate a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares. Em discurso para militantes petistas, afirmou que “ele, sim, sequestrou”, referindo-se a Gabeira. Acompanhada do candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, Marta insinuou que Gabeira – que disputará o governo do Rio com apoio do PSDB – deveria estar mais exposto a críticas por sua participação direta na luta armada que Dilma.
– Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse, sim, sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador – disse a petista, candidata ao Senado.
Marta referiu-se à atuação de Gabeira no MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. A estratégia era trocá-lo por 15 políticos de esquerda. No Rio, Gabeira reagiu com indignação e rechaçou de forma veemente a informação de que poderia ter se tornado o assassino do embaixador.
– Ela está equivocada, está inventando coisas, está mentindo – disse o deputado, que, contudo, não pretende processar a petista.

EM DEFESA DE DILMA, MARTA ATACA GABEIRA E CITA SEQUESTRO



Autor(es): Malu Delgado / SÃO PAULO e Alfredo Junqueira / RIO - O Estado de S.Paulo

O Estado de S. Paulo - 17/05/2010

Gabeira sequestrou na ditadura, afirma Marta
Para amenizar críticas à ação de Dilma Rousseff na luta armada, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) disse que o deputado Fernando Gabeira (PV) estava escalado para matar o embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado em 1969. “Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB”, disse. “Ela inventa coisas”, reagiu Gabeira


Para amenizar ação de Dilma na luta armada, petista diz que deputado era escolhido para matar embaixador; "Ela está inventando coisas", reagiu ele


Em meio à estratégia do PT de abordar a participação da pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, na luta à ditadura, a ex-prefeita Marta Suplicy introduziu ontem ao debate político a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares e afirmou que "ele sim sequestrou".

Num discurso a militantes petistas da zona leste de São Paulo, acompanhada do pré-candidato ao governo, Aloizio Mercadante, Marta surpreendeu ao comparar a atuação de Gabeira com a de Dilma ao criticar ataques à petista feitos na internet: "Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB".

O discurso da petista provocou reação imediata no comando do PT e entre coordenadores da pré-campanha de Dilma. Dirigentes do partido afirmaram na noite de ontem que a opinião de Marta não é avalizada pela legenda e nem se trata de uma estratégia eleitoral. "Não vamos adotar isso como estratégia de campanha. Todas as pessoas que atuaram contra a ditadura merecem nosso respeito. Foi uma declaração muito infeliz da Marta", afirmou o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Marta referiu-se à atuação de Gabeira no MR-8 e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. O ministro Franklin Martins (Comunicação) também fez parte do grupo que sequestrou o embaixador.

No Rio, Gabeira reagiu com indignação: "Ela está equivocada, está inventando coisas, está mentindo". O deputado rechaçou a informação de que poderia ter se tornado o assassino do embaixador. "Não havia escala para isso (para um assassinato). Lamento que ela use esse tipo de coisa na campanha, até porque tem muita gente dentro do PT que sabe bem dessa história", disse. O pré-candidato, que fez coligação com PSDB, DEM e PPS, disse, contudo, que não pretende processar a petista: "Vou ignorá-la."

Marta "explicou" a militantes as razões pelas quais o presidente Lula comparou Dilma a Nelson Mandela em programa partidário dia 13: "O que Lula quis dizer com isso? Que pessoas que vão para uma cadeia por ideologia são pessoas de luta, dignas".


PARA ENTENDER
Sequestro durou 4 dias

Fernando Gabeira foi protagonista da luta armada contra o regime militar (1964-1985) no Brasil. Ele participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em setembro de 1969, juntamente com integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), que tentava instaurar o comunismo no País. O objetivo do sequestro era pressionar a liberação de políticos esquerdistas presos pelo regime. O embaixador foi liberado quatro dias depois e alguns integrantes do grupo foram presos, inclusive Gabeira