10 de julho de 2008

DIA MUNDIAL DA PIZZA

A pizza é uma das comidas mais populares do mundo.Está sempre presente no cardápio do brasileiro. Prato preferido em festas de aniversário, partidas de futebol, intervalo e sobremesa de encontros sexuais, e prato de jantares românticos de casais< não importa o local, a data ou o motivo, tudo acaba em pizza. A pizza é um prato que contraria Nelson Rodrigues, para quem a unanimidade é burra, pois a pizza tem a unanimidade nacional, e tem até um dia dedicado a ela: 10 de julho. A data foi instituída em 1985, pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeu as dez melhores receitas de mussarela e marguerita.

Afinal, quem não fica com água na boca ao sentir aquele aroma indescritível, com a massa derretendo borbulhante? Estatísticas revelam que só em SP são consumidas, diariamente, um milhão de redondas por dia. Número maior só em Nova Iorque.
A história da pizza e da sua origem não é muito precisa, muitos pensam que sua origem é italiana, mas egípcios, hebreus e babilônios já misturavam farinha com água e ervas e a levavam para assar em fornos rústicos. O resultado era o chamado "pão de abraão". Dizem que os turcos, no século XVI, levaram a iguaria para Nápoles, onde a pizza como hoje a conhecemos se popularizou, e foi trazida para o Brasil no início do século XX.

Nenhum comentário: