Mostrando postagens com marcador Bolsa Família. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bolsa Família. Mostrar todas as postagens

29 de maio de 2010

SERRA PROMETE UMA NOVA SUDENE NO PRIMEIRO SEMESTRE DO SEU GOVERNO




Presidenciável disse que órgão é indispensável para o planejamento da região

Serra disse ser um político de visão e atuação de âmbito nacional, enxergando o Brasil como um todo, não estando vinculado apenas ao Sudeste

Disse que alunos beneficiados pelo Bolsa Família terão bdireito a bolsas de estudo válidas para cursos profissionalizantes

José Serra prometeu que irá comandar pessoalmente a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) nos seis primeiros meses de seu governo. A declaração foi feita durante o lançamento na pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco.
- "Vou acumular o trabalho de presidente da República com o de presidente da Sudene", afirmou o tucano,
Segundo Serra, a ideia é que ele comande uma reforma no órgão responsável por incentivar o crescimento econômico do Nordeste.
Serra surpreendeu ao prometer reformular a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), cuja sede fica na capital pernambucana.
Criada em 1959 no governo de Juscelino Kubitscheck, a Sudene foi extinta em 2001 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) em meio a denúncias de corrupção e questionamentos sobre a real efetividade do órgão. Em 2002, foi recriada como Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) até que, em 2007, foi rebatizada com o nome original. No entanto, a avaliação que prevalece entre políticos e economistas é de que a superintendência "renasceu natimorta", pois continua esvaziada e distante de promover o desenvolvimento da região.
O senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, concorda com Serra e defende a proposta de reformulação da Sudene. Disse que a ideia não tem caráter eleitoral. "Não é (uma medida) para ganhar votos. É para ganhar conceito. Para avançar do ponto de vista dos projetos para o Nordeste. Não é eleitoral, é real. Fazer uma Sudene que, de fato, valha a pena". Jarbas Vasconcelos, por sua vez, foi mais comedido e disse que achava a proposta "importante". "Ele (Serra) pediu para falar comigo, mas não disse sobre o quê. A Sudene está totalmente esvaziada e ele (Serra) quer revitalizá-la".
Essa é a questão> Para muitos, a Sudene não seria mais necessária, até porque a economia no nordeste é diversificada. A Bahia é diferente de Pernambuco, e ambos são diferentes do Ceará. Serra diz que ela é indispensável para o planejamento do Nordeste. Disse ainda que, se eleito, vai acumular o cargo de presidente e superintendente do órgão durante seis meses.
-"Vou ser o superintendente da Sudene durante seis meses. Eu sei o que ela tem que fazer e, comandando, eu vou fazer ela funcionar porque é indispensável ter planejamento no Nordeste", afirmou.
O ato de lançamento da candidatura de Jarbas já estava no final quando o senador avisou ao público que Serra queria falar novamente. Depois do anúncio envolvendo a Sudene, o presidenciável justificou aos jornalistas que pretende comandar pessoalmente a superintendência para evitar que ela seja novamente esvaziada. "Eu ia anunciar em outro momento e resolvi fazer hoje. Quero refazer aquela obra de maneira original".
José Serra disse também que se considerava um político de abrangência nacional. "Eu sempre fui, sou e continuarei sendo um político nacional, enxergando o Brasil como um todo". Acrescentou que os alunos atendidos pelo Bolsa Família terão direito a bolsas de estudos válidas para cursos profissionalizantes.