Mostrando postagens com marcador Igreja Universal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Igreja Universal. Mostrar todas as postagens

13 de abril de 2010

VÍDEO ENTREGUE AO MP DE SÃO PAULO EXIBE BISPO DA UNIVERSAL ENSINANDO A ARRECADAR E RECOMENDANDO APROXIMAÇÃO COM BANDIDOS



Eduardo Cândido da Silva, ex-voluntário da Igreja Universal, entregou ao Ministério Público de São Paulo um lote de vídeos.
As gravações mostram cenas de reuniões conduzidas por bispos da cúpula da igreja combinando a pregação que seria feita para obter dízimos dos fiéis na crise econômica de 2008 .
São cenas transmitidas para pastores de vários Estados por meio de videoconferência. As reuniões foram coordenadas pelo bispo Romualdo Panceiro. Romualdo Panceiro é considerado o segundo nome mais importante na igreja e foi apontado pelo bispo Edir Macedo como o seu sucessor. Romualdo, coordenou a igreja no Brasil por mais de 12 anos, hoje vive em Buenos Aires e é responsável pela instituição na América Latina.
A crise de 2008 estava afetando a arrecadação da Igreja Universal, o que levou o bispo Panceiro a preparar algumas aulas para orientar os outros bispos e pastores sobre como extrair dos fiéis o máximo de “ofertas”.
No vídeo Panceiro diz: “Nós vamos virar o jogo”. Prossegue: “Não é agora com a crise que a gente vai recuar...” Num momento ele tira uma espada da cintura e a coloca sobre uma mesa. Durante 15 minutos, ele aparece orientando outros bispos graduados da igreja, como Clodomir Santos, a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e foi agraciado.
Ele diz: “... a crise só se vence com a fé. Com essa crise, se eu não pegar tudo que eu tenho no banco e dar pra Deus, o espírio da crise vai pegar. Não é legal isso?” Panceiro instila otimismo: “É o momento de a gente apinhar as igrejas, de trabalhar com a fé”.
“A gente tem que passar esse espírito pros pastores”, ensina Panceiro. Ele diz ainda: “Eu combinei com os regionais aqui o seguinte, malandro...:”“...[...] Colocar três bíblias abertas em Isaac, nessa passagem, e na hora da oferta, no domingo fala assim...:”
“...Olha pessoal, em nome de Jesus, você que vai semear agora em cima dessa palavra aqui. Com R$ 10 mil pra cima, vem aqui na frente e coloca...”“...Muito bem, com R$ 1.000 pra cima, vem aqui na frente. Com R$ 500 pra cima, vem aqui na frente...”
E prossegue:“...Com R$ 100 pra cima, com R$ 10 pra cima, com R$ 1 pra cima, coloca aqui. Aí, a gente não está, como se diz, estipulando, porque foi obra da oferta, um desafio”.

Em outro vídeo, o bispo Panceiro fala sobre um assalto a um carro que levava R$ 52 mil da Universal. Panceiro manifesta a opinião de que o assalto fora obra de policiais. Ele recomenda aos pastores que se aproximem dos bandidos e criminosos, da maneira mais explicita:. “O nosso problema não é bandido, o nosso problema é polícia”.

11 de agosto de 2009

JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACEITA DENÚNCIA DO MP CONTRA EDIR MACEDO E MAIS NOVE

A pedido do Ministério Público de São Paulo, Justiça instaurou uma ação criminal contra o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e outros nove de seus integrantes, acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A denúncia foi feita pelo Ministério Público de São Paulo, que investiga as contas da igreja desde 2007. O grupo é acusado de lavagem de dinheiro, desviando cerca de 1.4 bilhão de reais arrecadados por ano, oriundos de doações de fiéis para empresas de fachada que depois eram remetidos para paraísos fiscais.
Parte do dinheiro era depois repatriado, também por empresas de fachada, até chegar na conta de pessoas físicas ligadas à Universal. Os recursos teriam sido usados para montar o conglomerado empresarial da igreja, que inclui emissoras de TV e rádio e financeiras.
A ação dos denunciados constitui crime fiscal. As igrejas e instituições religiosas são isentas de impostos, pois, teoricamente, existe a suposição de que os recursos arrecadados revertem para financiar as despesas. Havendo aplicação desse dinheiro em atividades econômicas, passa a haver a cobrança de tributos, o que estaria sendo burlado.
Junto com Macedo foram denunciados Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, Honorilton Gonçalves da Costa, Jerônimo Alves Ferreira, João Batista Ramos da Silva, João Luis Dutra Leite, Mauricio Albuquerque e Silva, Osvaldo Sciorilli e Veríssimo de Jesus. Os réus têm dez dias para responder às acusações por escrito.