Mostrando postagens com marcador Terras de propriedade de estrangeiros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Terras de propriedade de estrangeiros. Mostrar todas as postagens

15 de setembro de 2009

PROJETO DE LEI LIMITA VENDA DE TERRA PARA ESTRANGEIROS

Governo quer aumentar restrição a terras de estrangeiros na Amazônia

Pelo projeto, não brasileiros só poderão ter até 10% das terras das cidades da região

Texto, que visa fechar cerco à invasão estrangeira na área, tem de ser enviado para o Congresso e não altera limite de 25% para o resto do país

O governo estuda a remessa de projeto de lei aumentando à restrição a compra de terras por estrangeiros. Segundo o projeto a soma de terras nas mãos de estrangeiros não poderá ultrapassar 10% das superfícies dos municípios da Amazônia Legal. Hoje, o limite é de 25% em todo o país. O novo limite valeria para a compra, por estrangeiros, de áreas rurais nos Estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão.
O projeto de lei aguarda análise do presidente Lula para ser enviado ao Congresso As restrições valeriam para estrangeiros que vivem no Brasil, pessoas jurídicas estrangeiras residentes no país e pessoas jurídicas brasileiras controladas por capital estrangeiro. O projeto deveria ter sido remetido ao Congresso em novembro, mas o Governo recuou com medo dos efeitos da crise econômica.
A restrição também valeria para os investimentos individuais (pessoas físicas ou jurídicas) de estrangeiros. O limite de propriedade individual a um estrangeiro na região cairia dos atuais 5.000 hectares para 1.500 hectares de terras contínuas e 3.000 hectares de terras não contínuas.