Mostrando postagens com marcador Invasões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Invasões. Mostrar todas as postagens

28 de outubro de 2009

"BARBARIE" NÃO PRECISA DE VERBA, DIZ LULA

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/10/2009


O presidente Lula disse ontem que "atos de barbárie" cometidos por movimentos sociais não são resultado do uso de recursos públicos para o financiamento das instituições. Segundo ele, incidentes como a destruição de um laranjal da empresa Cutrale pelo MST no começo deste mês são retrato da "falta de bom senso"."
Não sei se [recursos públicos] estão sendo usados para alimentar [invasões]. Um ato de barbárie não precisa de dinheiro, precisa apenas de falta de bom senso", disse.
Lula evitou responder diretamente a crítica feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que defendeu anteontem a punição de eventuais crimes cometidos por movimentos sociais. Para Mendes, o governo precisa, por lei, interromper subsídios a entidades que promovem invasões e atos de violência
Questionado sobre a declaração, o presidente respondeu: "Não acho absolutamente nada. As entidades que pedem dinheiro a algum órgão do governo têm que apresentar documentação, apresentar proposta, passa por um crivo e aí tem ou não direito [a receber verba]".
Ontem, Lula conversou com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) sobre a CPI do MST criada pelo Congresso. Segundo Padilha, o presidente classificou de retrocesso qualquer tentativa de criminalizar manifestações sociais.O ministro disse que o governo não interromperá políticas públicas ou repasses por causa da criação da CPI.