3 de julho de 2008

CLARA ROJAS, REFEM LIBERTADA EM JANEIRO, REVELA QUE SEMPRE MANTEVE ESPERTANÇA DE REVER BETANCOURT

"Nunca perdi a esperança de voltar a ver Ingrid", disse nesta quarta-feira Clara Rojas, ex-assessora da franco-colombiana que também ficou em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) por 6 anos. Rojas foi solta em 10 de janeiro.
Em uma entrevista à rede de TV CNN em espanhol, Rojas disse estar "comovida, muito feliz e aliviada, como todo o povo colombiano" depois da libertação de Betancourt, acrescentando que considera "uma bênção de Deus que Ingrid tenha sido libertada e esteja bem".
"Eu devo encontrá-la daqui a pouco", revelou Rojas, destacando que, segundo foi informada, Betancourt "está abatida", mas negando que ela precise de mais que "os controles médicos normais" a que os reféns são submetidos, após viver por anos em condições muito difíceis.
O resgate foi realizado em uma zona de floresta do Departamento de Guaviare, no sudoeste da Colômbia, de acordo com Santos, que afirmou que todos os ex-reféns estão em estado de saúde "razoavelmente bom" após passarem anos como reféns na selva colombiana. Betancourt, os três americanos, três políticos e dezenas de militares e policiais colombianos integravam o grupo de cerca de 40 reféns que a guerrilha propunha trocar por 500 rebeldes presos, após a criação de uma zona desmilitarizada no país. "Quero primeiro dar graças a Deus e aos soldados da Colômbia", afirmou Betancourt à rádio do Exército colombiano logo após seu resgate, citada pela agência France Presse.
"A operação foi absolutamente impecável", acrescentou a franco-colombiana. "Creio que é um sinal de paz para a Colômbia."

Nenhum comentário: