Mostrando postagens com marcador Propaganda Eleitoral Antecipada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Propaganda Eleitoral Antecipada. Mostrar todas as postagens

28 de maio de 2010

AGU APRESENTA DEFESA DE LULA AO TSE


PROPAGANDA ANTECIPADA

TSE recebe defesa de Lula sobre quatro acusações de propaganda eleitoral antecipada

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu da Advocacia Geral da União (AGU) a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para quatro acusações por propaganda eleitoral antecipada. As representações, feitas pelo DEM, pedem que Lula seja multado por divulgar a imagem pessoal da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em eventos relacionados ao Dia do Trabalho.
A AGU diz que as representações estão embasadas em “elementos frágeis” que têm a intenção de "macular a imagem do Presidente da República e promover a veiculação do partido". A defesa argumenta que não houve nos eventos a exibição de provas de propaganda antecipada nem de pedido expresso de votos. A AGU baseou sua defesa no artigo 36-A da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições). De acordo com a defesa, o artigo dispõe que não é considerada propaganda antecipada a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates, no rádio, na televisão ou na internet, "desde que não haja pedido de votos".


O DEM viu irregularidades em quatro discursos de Lula por ocasião das comemorações do Dia do Trabalho. O primeiro foi o pronunciamento oficial do presidente veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão no dia 29 de abril. Os três eventos nos quais Lula discursou durante o feriado de 1° de maio foram organizados por entidades sindicais: Central Única dos Trabalhadores, Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

19 de maio de 2010

TSE DÁ TERCEIRA MULTA A LULA E PUNE INSTITUTO DE PESQUISA


Autor(es): FELIPE SELIGMAN - DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Folha de S. Paulo - 19/05/2010

TSE dá terceira multa a Lula

TSE multa Lula pela 3ª vez por propaganda antecipada

TSE pune também instituto de pesquisa - Sensus


Plenário entendeu que presidente defendeu candidatura da petista em fevereiro passado

Tribunal também multou o Instituto Sensus em R$ 53 mil por não ter respeitado o prazo legal para divulgar uma pesquisa eleitoral



O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou ontem pela terceira vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata petista à Presidência Dilma Rousseff. Ele terá que pagar R$ 5.000.

Já Dilma foi poupada porque a corte entendeu que ela não é responsável pelas declarações.

O tribunal também decidiu multar, desta vez em R$ 53 mil, o Instituto Sensus, por não ter respeitado o prazo de cinco dias entre o registro de uma pesquisa eleitoral e sua divulgação. A assessoria de imprensa do instituto informou ontem à noite que a defesa estuda recurso.

No caso de Lula, os ministros entenderam, por 4 votos a 3, que seu discurso na inauguração de prédios de uma universidade em Teófilo Otoni (MG), ocorrida em fevereiro deste ano, foi claramente favorável à pré-candidatura de Dilma.

No evento, o público começou a gritar o nome da pré-candidata petista. Lula respondeu ao público, sem citar o nome de sua então ministra: "Não posso falar o que vocês estão falando".

Depois, porém, ele afirmou: "Vamos fazer a sucessão para dar continuidade ao que nós estamos fazendo. Porque este país não pode retroceder. Este país não pode voltar para trás como se fosse um caranguejo".

A representação foi proposta por PSDB, DEM e PPS. A oposição alegou que o verdadeiro propósito da viagem do presidente teria sido "propagandear que vai fazer a sua sucessão". Lula já foi multado outras duas vezes, em R$ 5.000 e R$ 10 mil, pelo TSE, pelo mesmo motivo da penalidade aplicada ontem.

A primeira multa foi por conta de um discurso feito em evento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio. A segunda, na inauguração de um sindicato em São Paulo.

"Houve propaganda antecipada em função da interação entre a fala de Lula e o publico presente", afirmou o ministro Aldir Passarinho em relação ao evento de Teóflio Otoni.

O ministro inicialmente havia negado o pedido, em decisão monocrática, mas mudou de posição ontem. Também votaram pela aplicação da multa os ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Marco Aurélio. Ficaram vencidos os colegas Marcelo Ribeiro, Nancy Andrighi e Ricardo Lewandowski.

Na semana passada, o tribunal decidiu multar Dilma e o PT, em R$ 5.000 e R$ 20 mil respectivamente, também por propaganda eleitoral antecipada, desta vez no programa partidário do PT, em dezembro.

No caso da pesquisa, o caso foi revelado pela Folha. Em 5 de abril deste ano, o Sensus registrou uma pesquisa de intenção de voto para a sucessão presidencial, mas indicou como contratante um sindicato (o Sindecrep, de trabalhadores em concessionárias de rodovias) que, na realidade, não encomendou a pesquisa.

Quatro dias depois, o instituto reconheceu que havia ocorrido um "erro material" e ratificou a informação, afirmando ao TSE que o verdadeiro contratante era o Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de SP).

O problema é que a pesquisa foi divulgada em 13 de abril, menos de cinco dias úteis após a correção. Os advogados do Sensus alegaram que o prazo deveria ser contado a partir de 5 de abril, mas os ministros do TSE entenderam, por 6 votos a 1, que o instituto deveria usar a data na qual a informação do contratante foi corrigida.

18 de maio de 2010

NOTA DA CUT INCRIMINA LULA NO TSE

Cláudio Humberto

HOJE EM DIA


1º DE MAIO: NOTA DA CUT INCRIMINA LULA NO TSE

O governo encontra dificuldades para defender o presidente Lula na ação movida pelo DEM no Tribunal Superior Eleitoral, acusando-o de propaganda antecipada ilegal de Dilma Rousseff na festa de 1º de Maio da CUT, braço sindical do PT. Em nota de 3 de maio, assinada pelo assessor Isaías Dalle, a CUT confirma que a festa foi marcada por uma retrospectiva do governo "e pela defesa da eleição de Dilma Rousseff".

APAGANDO RASTROS
A nota da CUT-PT, que incrimina Lula, já não se encontra no site da entidade e do partido, mas ainda está em páginas de sindicatos.

REINCIDÊNCIA
Para advogados que tentam defender Lula, o problema é agravado pela reincidência: o presidente já havia sido multado duas vezes.

A PROPAGANDA
Na festa da CUT, Lula disse que para seu governo ter sequência "todos vocês sabem o que têm que fazer", referindo-se ao voto em Dilma.


MENSAGEM CAPTADA
Os militantes da CUT-PT gritaram em coro, em resposta ao discurso de Lula na festa de 1º de Maio: "Olê, olá, Dilma, Dilma..."