29 de julho de 2008

OBAMA LIDERA POR 9 PONTOS, SEGUNDO GALLUP

Na mais recente pesquisa divulgada pelo instituto Gallup, o candidato democrata à Presidência dos EUA, Barac Obama lidera a disputa contra seu rival republicano John McCain por nove pontos percentuais, a maior vantagem registrada desde o início da campanha. A diferença em favor de Obama aumentou após sua viagem pela Europa e pelo Oriente Médio,
A pesquisa foi realizada entre 24 e 26 de julho, durante os últimos dias da viagem de Obama pelo Oriente Médio e Europa. Entre os entrevistados, 40% afirmaram apoiar McCain e 49% disseram endossar o democrata.
Um dos fatores responsáveis pelo crescimento do democrata na disputa foi a intensa cobertura da imprensa norte-americana de sua viagem, que atribuiu mais credenciais em política externa a Obama, criticado por ser inexperiente na questão.
Foram entrevistados por telefone 2.692 eleitores registrados, sob uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
Economia
Obama, retornou neste fim de semana da viagem à e retomou o tema de maior preocupação dos eleitores: a crise econômica e financeira, o que pode indicar um esforço para recuperar o espaço perdido para McCain.
Em viagem internacional por mais de uma semana, Obama voltou aos EUA diante da notícia de que McCain ganhou espaço em Estados cruciais, onde a economia e a questão energética são fundamentais para os eleitores.
Ambos os presidenciáveis concordam em culpar a falta de planejamento do governo de George W. Bush pela atual crise econômica do país e, principalmente, pela alta nos preços dos combustíveis.
Segundo pesquisa da Universidade Quinnipiac, McCain está melhor em Colorado, Minnesota, Michigan e Wisconsin e se favorece por ser o provável candidato com propostas mais amplas e controversas, segundo analistas para resolver a dependência americana no petróleo estrangeiro e, conseqüentemente, o aumento constante do preço dos combustíveis.
Recuperação
No Colorado, McCain perdia por cinco pontos percentuais para Obama no começo do mês e agora lidera com 46% das intenções de voto contra 44% do democrata.
Em Michigan, Minnesota e Wisconsin, Obama ainda lidera as intenções de voto, mas, graças ao apoio entre independentes, McCain reduziu a vantagem do rival.
Mas o melhor resultado foi em Minnesota, onde os republicanos farão sua convenção nacional que oficializará a candidatura de McCain. Embora ainda perca por 46% a 44%, McCain reduziu a margem de 17 pontos percentuais de seu rival no Estado.
Embora os resultados ainda não mudem a liderança de Obama, eles apontam que o republicano McCain está ganhando espaço em economia tema que o senador por Arizona já admitiu ser seu ponto mais fraco diante do rival.
Apesar do aumento da vantagem do favorável ao candidato democrata, o republicano John McCain não alterou o seu formato preferido de campanha: pequenos encontros informais nos quais ele conversa com eleitores.
McCain, senador do Estado do Arizona pela quarta-vez, almoçou com aliados em Bakersfield, Califórnia, onde planeja pressionar pela retirada da proibição da perfuração em águas costeiras para encontrar petróleo. A prática não é permitida há 25 anos e, segundo McCain, contribuiria para a diminuição da dependência do país em petróleo estrangeiro.

Nenhum comentário: