27 de julho de 2008

BAND TRANSMITIRÁ 1º DEBATE DE CANDIDATOS E PREFEITO DE NITERÓI

O primeiro debate televisionado entre os candidatos a prefeito de Niterói será transmitido ao vivo na próxima quinta-feira, às 22 horas, pela rádio e TV Bandeirantes. As regras do debate foram discutidas ontem em reunião, na sede da emissora entre representantes da emissora e dos candidatos Rodrigo Neves (PT); Jorge Roberto Silveira (PDT); Gegê Galindo (PSDB); Edésio da Cruz Nunes (PHS) e Paulo Eduardo Gomes (PSOL). Participaram também o diretor geral da Band Rio, Daruiz Paranhos, e o vice-presidente do Grupo Fluminense, Alexandre Torres. O encontro com os representantes dos candidatos foi comandado pelo diretor de Jornalismo da Band, Xico Vargas, o jornalista Marco de Cardoso e o advogado Marcelo Martins.
O debate terá duração de duas horas e será dividido em cinco blocos. A ordem de participação de cada candidato e o posicionamento deles na bancada será definida através de sorteio feito no dia. No primeiro bloco haverá uma única pergunta feita pelo mediador, o jornalista Sérgio Costa, dirigida a todos os candidatos. "A pergunta já está definida e é a seguinte: por que o senhor quer se candidatar a prefeito de Niterói? Cada um deverá responder dentro de um minuto e meio", explicou o jornalista Marco de Cardoso.
A partir do segundo bloco até o quarto, as perguntas serão de tema livre. Novos sorteios serão feitos na volta de cada intervalo. O candidato sorteado iniciará a seqüência de perguntas escolhendo o adversário que irá respondê-la. Este por sua vez escolherá outro para perguntar e assim sucessivamente. Quem já tiver respondido uma pergunta no bloco, não poderá ser escolhido novamente.
No quinto e último bloco, jornalistas definidos pela Band irão fazer perguntas aos candidatos. A escolha de qual será a pergunta e quem a responderá também será feira através de sorteio. Serão dez perguntas, divididas em duas rodadas, e cada candidato responderá a duas no tempo de um minuto e meio.
Terminada a rodada destas perguntas, os candidatos terão, cada um, três minutos para suas considerações finais. A ordem das falas dos candidatos em suas considerações será inversa à ordem da fala de cada candidato no primeiro bloco.
Direito de resposta – Marco de Cardoso e Marcelo Martins explicaram que só será dado o direito de resposta fora da ordem definida, caso o candidato considere ter sido objeto de alguma citação injuriosa, caluniosa ou difamatória.
A decisão de conceder ou não este direito será de competência exclusiva do mediador e da produção do debate.
"Esse direito, se concedido, poderá ser validado no início do bloco posterior", frisou Marcelo Martins.
Os candidatos não poderão exibir qualquer tipo de documentação. Toda anotação e material utilizado pelo candidato para consulta própria, deve ficar debaixo das suas respectivas bancadas.No fim da reunião de ontem, cada representante dos candidatos recebeu uma cópia da proposta do debate que teve de ser assinada para ser homologada junto à Justiça Eleitoral. Todos os candidatos aceitaram os termos e assinaram na hora.

Nenhum comentário: