11 de julho de 2008

CELSO PITTA E NAJA NAHAS SOLTOS

Presidente do STF mandou soltar Pitta e Naji Nahas
Ex-prefeito de São Paulo e o investidor foram presos durante a Operação Satiagraha

O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas deixaram por volta de 0h50 desta sexta-feira a carceragem da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, onde estavam presos desde terça-feira durante a Operação Satiagraha.
Eles foram soltos por decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que nesta quinta-feira estendeu a Pitta, Nahas e mais nove pessoas o habeas corpus que havia concedido ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, na quarta à noite.
O investidor e o ex-prefeito assinaram um documento no qual alegam que não sofreram maus-tratos na carceragem da PF, evitando assim passar pelo exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).
Na decisão, Mendes considerou "desnecessária" a prisão dos suspeitos, pois não há ameaça às provas colhidas durante a operação da Polícia Federal.
Além de libertar Pitta e Najas, Mendes estendeu a decisão a outras nove pessoas que tiveram a prisão decretada pela PF e que também pediram extensão do habeas corpus ao STF: Roberto Sande Caldeira Bastos, Miguel Jurno Neto, Carmine Enrique, Carmine Enrique Filho, Antonio Moreira Dias Filho, Maria do Carmo Antunes Jannini, Fernando Naji Nahas, Marco Ernest Matalon e Lucio Funaro.

Nenhum comentário: