5 de julho de 2008

O FUTURO DE INGRID BETANCOURT E A COLÔMBIA

Dividida entre a família e a política, Ingrid Betancourt, que se engajou na luta pela a libertação dos reféns das Farc, está destinada a um futuro promissor na política colombiana, aos 46 anos. Ex-senadora e ex-candidata à presidência da Colômbia, anunciada pela mídia como heroína lúcida de nervos de aço, Ingrid surgiu na quinta-feira em Bogotá com uma imagem sensível e equilibrada.
Ingrid Betancourt se transformou rapidamente, após sua libertação espetacular por um comando do Exército, em uma personalidade internacional e em uma figura nacional de forte imagem.
Após mais de seis anos de cativeiro nas selvas colombianas, Ingrid fez questão de destacar que no momento pensa apenas na família e na convivência com os filhos Mélanie e Lorenzo.
"Acabo de sair da selva. Não tive tempo de refletir sobre isto (o futuro). Só tomei a decisão de trabalhar pelos (reféns) que ainda estão na selva", disse a ex-senadora ao chegar a Bogotá, na quarta-feira."Estou em dívida com minha família, com minha filha", destacou Ingrid Betancourt, em referência aos filhos, de 22 e 19 anos.
De qualquer modo, a ex-candidata do partido verde à presidência da Colômbia deu a entender que apóia uma eventual reeleição do presidente Alvaro Uribe para um terceiro mandato.
"Uma terceira eleição?! Porque não? Isto me parece interessante", disse Ingrid durante entrevista coletiva. Este apoio a Uribe reforça os rumores de que a ex-senadora poderia se tornar a futura chanceler da Colômbia.
No plano internacional, Ingrid Betancourt não perdeu tempo e fez um apelo ao presidente equatoriano, Rafael Correa, para que supere suas divergências com o presidente Uribe e contribua para a libertação dos reféns ainda em poder das Farc.
"Posso apenas dizer ao presidente (Correa) que tenha consciência de que ainda há reféns na selva", declarou Ingrid à AFP.
Na questão dos reféns, a ex-senadora também pediu a ajuda do presidente venezuelano, Hugo Chavez, que respondeu positivamente, estimando que as Farc devem depor as armas.
A maior parte dos analistas colombianos acredita que Ingrid terá um futuro político, ocupando um ministério ou até a presidência do país.
"O melhor cenário seria o ministério das Relações Exteriores", disse o cientista político Fernando Cano.
"Não há qualquer dúvida de que o panorama político mudou com a chegada deste novo ator de grande peso político", estimou o analista Alejo Vargas.
Ingrid Betancourt não é apenas uma figura política nacional, agora trata-se de "uma personalidade de grande presença internacional e uma personalidade nacional muito forte".

Nenhum comentário: