16 de julho de 2008

PESQUISA MOSTRA VANTAGVEM PARA OBAMA

Pesquisa aponta que os eleitores de Barack Obama, são não apenas mais fiéis ao provável candidato, mas também mais interessados e entusiasmados com a campanha presidencial. A pesquisa realizada pelo Pew Research Center apontou que mais democratas estão mostrando "grande interesse" pela campanha presidencial do que os republicanos - 77% dos democratas dizem estar refletindo muito sobre as eleições deste ano, um aumento de 18 pontos percentuais deste junho de 2004, quando John Kerry perdeu as eleições para o republicano George W. Bush. Entre os republicanos, o número de interessados também aumentou consideravelmente, 11 pontos percentuais desde as últimas eleições -72% dos eleitores republicanos dizem ter muito interesse na campanha presidencial deste ano.
A vantagem dos democratas é ainda maior quando se questiona aos eleitores de cada partido se eles estão mais interessados em política hoje do que há quatro anos atrás. Entre os democratas, a porcentagem chega a 71%, comparado com apenas 51% dos republicanos.
Como o voto nos EUA não é obrigatório, este alto índice de interesse pode refletir um cenário inédito nas urnas de 4 de novembro, com um índice de comparecimento maior do que o visto nos anos anteriores. Como os democratas atraem mais entusiastas, a sondagem pode apontar também um comparecimento muito maior dos democratas nas urnas das eleições gerais, assim como foi durante o longo ciclo de primárias estaduais.
Os democratas também se mostraram mais entusiasmados com o processo de primárias do que os republicanos. Uma margem significativamente maior de democratas disse estar satisfeito com os seus pré-candidatos à indicação partidária --74% contra 49% dos republicanos. Além disso, 33% dos republicanos dizem ser difícil escolher entre os pré-candidatos porque não importa quem vai ganhar. Apenas 21% dos democratas apontaram a mesma visão.

Já Obama tem 69% do apoio dos eleitores de sua ex-rival Hillary CLinton, um aumento de dez pontos percentuais desde maio. Contudo, uma margem significativa de 175 dos eleitores da ex-primeira-dama ainda dizem votar por McCain nas eleições gerais. Um sinal de que a prolongada e acirrada disputa pela nomeação pode ter transformado os eleitores democratas em eleitores de Obama e de Hillary.
Qualidades e defeitos
A pesquisa Pew mostra também que 74% dos eleitores --incluindo uma sólida maioria (58%) dos eleitores de McCain-- dizem que Obama é o candidato com novas idéias, um tema central de sua campanha.
Mas a suposta inexperiência de Obama --senador em seu primeiro mandato-- pode lhe custar votos. A sondagem apontou que 22% dos eleitores dizem acreditar que o fato de ser novato no cenário político pode prejudicá-lo.
Surpreendentemente, quase o dobro de eleitores, 42%, apontaram que o fato de Obama ser afro-americano pode afetar suas chances nas urnas nacionais.
Mas a alegada experiência política de McCain --um senador em seu quarto mandato-- pode atrapalhá-lo em sua campanha pela Casa Branca. Segundo a sondagem, 51% dos eleitores dizem que a idade do republicano --71 anos-- afetará seu desempenho nas urnas.
Quando questionados sobre quem é melhor qualificado para ser presidente, os eleitores preferiram McCain a Obama, com uma margem mais do que significativa 55% a 27%. Nas campanhas anteriores, os eleitores ficaram mais igualmente divididos sobre as qualificações dos candidatos democrata e republicano.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 29 de junho com 2.004 eleitores

Nenhum comentário: