27 de julho de 2008

INTERRUPÇÃO DE FÉRIAS

Uma suspeita de pneumonia me obrigou a um período de férias forçadas. Pretendia manter um descanso até o dia 10 de agosto. Mas, atendendo solicitação do Silvio Couto, da FAPA, o acompanhei em visita de solidariedade aos índios guaranis de Camboinhas, vitimas de um incêndio criminoso em sua aldeia.
Realmente, a ignorância, falta de informação e o preconceito racial dominam o homem branco.
Desde a instalação dos índios no local, alguns moradores de Camboinhas e de outros bairros nobres da Região Oceânica manifestaram seu desagrado. É interessante observar que essas pessoas nunca manifestaram qualquer incômodo com a presença dos banqueiros Turcão, Anísio e Capitão Guimarães, nem com diversas autoridades (comandantes de PM, Juízes, Fiscais de Renda e outros altos funcionários, como o ex secretário de Saúde, Gilson Cantarino) presos em operações policiais.
Os doutos e honrados moradores desta área nobre sentem desagrado agora com a infectada “presença desagradável” dos silvícolas, moradores originais de Pindorama! Talvez, o desagrado seja decorrente do fato de que os índios são livres e não respondem a nenhum processo por corrupção, tráfico de drogas, estelionato, etc., como outros vizinhos ilustres, incluindo empresários desonestos, especuladores imobiliários desprovidos de escrúpulos, traficantes, estelionatários e por ai vai a lista das veneráveis, que se mudaram das favelas morais onde se escondiam e hoje dividem muros com os enfadados moradores que se opõem a permanência dos silvícolas lá.
Eu aconselho os emergentes de Camboinhas começarem a se acostumar com a presença dos índios, enquanto isso refletir um pouco: não sejam cegos, não é porque índio usa telefone celular, calças jeans ou carro que deixou de ser índio. Fosse assim, seríamos todos norte-americanos, porque também usamos jeans, lanchamos no Mac Donald, compramos nas lojas de delivery, e nossos filhos estudam no Brasas. Ou sejamos portugueses porque falamos português.
Olhem bem, a cultura dos índios é mais forte que a nossa. Tem resistido bravamente e não se deixa extinguir. A cultura dos índios traz benefícios para todos nós. Além disso, eles atraem turistas.

Nenhum comentário: