Mostrando postagens com marcador Roberto Jefferson. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Roberto Jefferson. Mostrar todas as postagens

28 de maio de 2009

DEFESA DE ROBERTO JEFFERSON PEDE ACARFEAÇÃO ENTRE REBELO E MARCIO THOMAZ

O advogado Luiz França Barbosa, que defende o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), disse nesta quarta-feira que vai pedir uma acareação entre o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) e o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Eles são testemunhas de defesa do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e prestaram depoimentos hoje à Justiça Federal sobre o mensalão. "Amanhã vou pedir uma acareação entre os dois", afirmou o advogado.
Barbosa disse que Aldo e Thomaz Bastos se contradisseram durante o depoimento. O deputado e o ex-ministro disseram nunca ouviram falar do suposto esquema do mensalão enquanto estavam no governo. Aldo foi ministro de Relações Institucionais

Barbosa disse que Aldo e Thomaz Bastos se contradisseram durante o depoimento. O deputado e o ex-ministro disseram nunca ouviram falar do suposto esquema do mensalão enquanto estavam no governo. Aldo foi ministro de Relações Institucionais.
Segundo o advogado, eles admitiram em seus depoimentos que foram alertados sobre o mensalão pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa disse que Lula teria pedido a eles que investigassem a possível participação no esquema dos então ministros Dirceu, Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes). Os três foram denunciados e são réus no processo do mensalão.
Segundo Barbosa, enquanto Bastos teria dito que essa investigação seria formal --com a participação da Polícia Federal--, Aldo teria afirmado que a apuração seria informal.
A intenção do advogado é que os dois sejam novamente chamados a depor para que suas declarações sejam confrontadas. "Uma coisa dessa gravidade, em geral, não se faz informalmente", disse.
Outro lado
Aldo confirmou que jamais foi incumbido por Lula a fazer uma investigação formal. "Eu respondi por mim", disse.
"Eu nunca ouvi nenhuma referência a esse esquema enquanto era ministro ou líder do governo. [...] Não tive conhecimento e nem vi esse esquema funcionando", afirmou Aldo após o depoimento.
Questionado sobre seu depoimento, Thomaz Bastos se recusou a comentar ao dizer que o processo corre sobre segredo de Justiça. Já o advogado de Dirceu, José Luís Oliveira Lima, disse que a contradição dos ex-ministros não são relevantes para o andamento do processo. "As diferenças mencionadas, quer pelo Aldo Rebelo, quer pelo Thomaz Bastos, não têm qualquer relevância para o fato", afirmou