Carta reforça ação do Brasil e enfraquece sanções
O governo do Irã entregou ontem à Agência Internacional de Energia Atômica, conforme o combinado, uma carta na qual formalmente aceita os termos do acordo em torno de seu programa nuclear, costurado com a intermediação do Brasil e da Turquia, há pouco mais de uma semana. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou a decisão iraniana, que "abre caminho para uma solução negociada", e indicou que deveria ser avaliada pelo Conselho de Segurança. O documento é um gesto de boa vontade do regime de Ahmadinejad - a libertação do cineasta Jafar Panahi, em greve de fome desde sua prisão, sob acusação de prejudicar a imagem do país somados à reação do secretário-geral enfraquecem a pressão por novas sanções e deixam os EUA em crescente isolamento na gestão da crise. (Págs. 1 e Internacional A17)
Europa contra a quebradeira
O Banco Central Europeu (BCE) luta para evitar que bancos com títulos de dívida pública da Grécia, de Portugal ou da Espanha quebrem. Mas, para alguns economistas, o risco existe. A compra de títulos pode contribuir para aumentar a liquidez dos papéis evitando que a cose se espalhe pelo sistema financeiro da União Europeia. Boa parte das dívidas está em bancos da Alemanha, da França e até da Itália. (Págs. 1 e Economia A14)
Área econômica pede veto a 7,7%
Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, recomendaram ao presidente Lula o veto ao reajuste de 7,7% a aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. (Págs. 1 e País A5)
Clima esquenta entre as Coreias
A Coreia do Sul anunciou a suspensão das transações comerciais com a Coreia do Norte, em resposta ao afundamento de sua corveta Chenoan, em março, pelo país vizinho. Os EUA estão "em prontidão". (Págs. 1 e Internacional A16)
Primeira Página
Irã formaliza acordo e isola EUA
Europa contra a quebradeiraÁrea econômica pede veto a 7,7%
Editorial
O novo Itamaraty, contra monopólios
Colunas
Coisas da Política :: Mauro Santayana
Informe JB :: Leandro Mazzini
País
Marina: Dilma e Serra extrapolam
Pré-candidatos se encontram terça-feira na CNI
Ministros aconselham Lula a vetar aumento de 7,7% para aposentados
TV Brasil começa a transmitir para a África
Governo faz começa campanha pelo registro civil
Ibama: servidores voltam ao trabalho
Leilão de áreas do pré-sal não deve sair neste ano
Economia
Sistema bancário é a nova ameaça mundial
Bolívia quer exportar para a Europa pelo Brasil
Internacional
Acordo de Teerã abre caminho para o diálogo


Nenhum comentário:
Postar um comentário