27 de maio de 2010

BURITI INTERDITADO




Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido

Correio Braziliense - 27/05/2010


Palácio do governo do Distrito Federal faz algum tempo não está sendo utilizado. Foi reservado à presidência da República. Presidente Lula preferiu utilizar centro cultural do Banco do Brasil. Ninguém vai à porta fazer manifestações de apoio ou provocar distúrbios. Alguns dias os carros de reportagens de uma TV compareciam com todo o equipamento de transmissão. Mais recentemente, as entradas foram fechadas e as passagens de veículos controladas por sinais de proibição. Nos dias atuais, qualquer entrada é proibida. A porta à frente da Loba Romana está impedida por jarros de plantas decorativas. A ninguém é dada a oportunidade de frequentar o palácio.


A frase que não foi pronunciada

“Votar é voltar ao passado e ver o que foi feito.”
Dica do manual imaginário de votação.


Incrível

» Globalizado, o passaporte internacional foi desenhado por burocrata. Como não traz a filiação do passageiro, as crianças precisam ter, também, um documento com foto, nome do pai e nome da mãe para provar que estão viajando com os próprios pais. Um bebê de dois meses sem identidade não viaja só com o passaporte.

Igual, mas diferente

» A estratégia na imigração do aeroporto norte-americano mudou. Nada de caras amarradas e sujeitos arrogantes. Com brasileiros a simpatia continua sendo o futebol. Mas todos ainda são revistados com rigor.

Mais rigor

» Quando perguntaram a Carlos Drummond de Andrade por que ele se formou como farmacêutico, poeta respondeu: “Porque gosto de pessoas”. A história sempre vem à tona quando se fala da profissão. Foi lembrada aqui porque o presidente da Câmara Michel Temer tem nas mãos um projeto que dispõe sobre a fiscalização das atividades farmacêuticas. A classe reclama contra os piratas.

Haiti

» Padre inglês alerta em tom de denúncia. Jean-Yves, que já lecionou química em colégio de Porto Principe, alega que a Monsanto oferece a agricultores milhos transgênicos , fertilizantes associados a pesticidas. A doação faz parte do programa Winner. O ministro Ford, da Agricultura no Haiti, afirmou em coletiva à imprensa que o país não tem capacidade de gerenciar organismos geneticamente modificados.

Melhorou

» Por falar em agricultura, o acesso à educação está cada vez mais difícil. Explicando melhor. O senador Flavio Arns fez um discurso dizendo que a dívida do estudante é tão importante quando a dívida do agricultor. Depois disso, a Caixa e o Ministério da Educação resolveram reavaliar o valor do financiamento do Fies.

Regras

» TAC quer dizer Termo de Ajustamento de Conduta. Como descumpriram as regras, os portais mais populares de compras pela internet vão ter que pagar R$ 1,4 milhão em multas acumuladas porque foram condenados pela Justiça. Resta saber quantos clientes prejudicados terão acesso a indenizações.

Candidata

» Dilma Rousseff mostra cada vez mais nos discursos que tem por objetivo reduzir os gastos públicos. Cortar dezenas de ministérios poderia ser uma economia e tanto. Acontece que o discurso de candidatos nunca estão em sintonia quando eles mesmos chegam ao poder.

Fichas limpas

» Foi um sucesso o protesto pela reforma tributária que ocorreu em Belo Horizonte e mais 7 estados. Marcelo de Souza e Silva, vice-presidente do Centro de Desenvolvimento Lojista de BH, explica que a estratégia é seguir o mesmo processo da criação do projeto Ficha Limpa para reduzir a carga tributária. O bom do protesto é que, além de engrossar o coro, os consumidores abasteceram o carro sem pagar os tributos.

Todos por todos

» De 4 em 4 anos, a Copa do Mundo inebria os brasileiros. É hora de colocar um olho no padre e outro na missa. O ensaio dos parlamentares em propor folga por causa dos jogos pegou mal. A não ser que todos os trabalhadores do país pudessem fazer o mesmo.

Urgente

» Há meses os equipamentos para exercícios colocados em parques de Brasília estão interditados. A responsabilidade era da Administração de Brasília, que passou para o Ibram, que ainda procura outro responsável que possa tomar providências sobre o assunto. É que Jaqueline Lobão se mudou de Brasília e rescindiu o termo de cooperação com o Ibram. Procuram-se investidores que mantenham a idéia.


História de Brasília

Uma boa medida da nova Associação Comercial de Brasília é a proibição de representação de pessoa física. Apenas firmas poderão ser associadas. (Publicado em 4/3/1961)

Nenhum comentário: