28 de maio de 2010

RESUMO DOS JORNAIS: JORNAL DO BRASIL




Manchete: “Truculência não resolve”

Lula critica atitude americana sobre o acordo com Irã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a visita a Brasília do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, para reagir às tentativas dos EUA de desqualificarem o acordo nuclear – com sugestões do próprio presidente Barack Obama – fechado com o Irã. “Com truculência não resolvemos nem problema em casa”, disse Lula. Mais cedo, a secretária de Estado Hillary Clinton disse que seu país tem “sérias divergências com o Brasil nesse assunto”, e voltou a criticar a iniciativa. (Págs. 1 e Internacional A17)

“Temos discordâncias sérias com o Brasil. Achamos que dar tempo ao Irã tornou o mundo mais perigoso, e não menos”
Hillary Clinton, secretária de Estado

Aécio reitera que não vai ser vice e elogia Itamar

O ex-governador de Minas Aécio Neves reafirmou ontem que não será o vice de José Serra na chapa do PSDB à Presidência. Sobre a possibilidade de Itamar Franco ser o vice, disse que o ex-presidente "tem condições de ser candidato ao que quer que seja". (Págs. 1 e País A4)

Municipal reabre em noite de gala no Rio

Após 19 meses, o centenário Teatro Municipal foi reinaugurado ontem, tendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como convidado especial. A ópera II trovatore, de Verdi, vai abrir a temporada pós-reformas, que custaram R$ 70 milhões. (Págs. 1 e Cidade A9)

EUA creem em fim de vazamento no Golfo

O governo americano acredita que o vazamento de petróleo no Golfo do México, o pior de sua história, tenha chegado ao fim após complexa operação de selagem. O presidente Barack Obama suspendeu a exploração na costa por seis meses. (Págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A16)

Emprego, a boa notícia em abril

A taxa de desemprego em abril, de 7,3%, é a menor para o mês desde 2002, segundo o IBGE. Os dados, coletados em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre, superaram a expectativa do mercado. (Págs. 1 e Economia A15)

Editorial
Um absurdo não justifica outro

Colunas
Coisas da Política :: Mauro Santayana
Informe JB :: Leandro Mazzini

País
Expectativa, agora, recai sobre Itamar
Ministra quer legalizar aborto no caso de anencefalia
Transparência em 80% das cidades

Economia
Brasil oferece ajuda para a União Europeia
Desemprego cai para 7,3% em abril

Cidade
Teatro Municipal volta a brilhar


Nenhum comentário: