30 de maio de 2010

DIAP DIVULGA RELAÇÃO 100 POLÍTICOS MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO






O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – divulgou na última sexta feira(28) a edição de 2010 da relação dos “100 Cabeças do Congresso”.



O Diap é um órgão de assessoramento sindical que se apresenta como instrumento dos trabalhadores estruturado, de forma similar ao Dieese, com o objetivo de atuar junto aos poderes, principalmente o legislativo para transformar em normas legais as reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais da classe trabalhadora. Foi criado em 1983, e Em 1994, lançou a série anual "OS CABEÇAS" DO CONGRESSO NACIONAL, relacionando a elite parlamentar que o Diap considera os parlamentares mais influentes.



Para elaborar a relação, o Diap utiliza-se de cinco categorias - que não são excludentes, ou seja, um parlamentar pode se enquadrar em mais de um quesito sem nenhum problema. São elas: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.



A lista de 2010 tem 69 deputados e 31 senadores. O partido com o maior número de parlamentares na reelação é o PT, com 22 parlamentares. O PMDB, maior partido do Congresso, com a maior bancada na Câmara e no Senado, está na segunda colocação com 17 nomes na lista. Em terceiro, o PSDB com 14 parlamentares. Nove parlamentares tiveram seu nome incluído pela primeira vez na lista dos “100 Cabeças”.



Mulheres – A presença feminina na relação é inferir a participação da mulher no Congresso. Enquanto elas representam 9,42% do Congresso (56, sendo 45 deputadas e onze senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 6% (quatro deputadas e duas senadoras). As as deputadas Alice Portugal (PCdoB/BA), Luiza Erundina (PSB/SP), Rita Camata (PSDB/ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), e as senadoras Ideli Salvatti (PT/SC) e Kátia Abreu (DEM/TO).



O PCdoB, que tem uma bancada de 12 deputados e um senador, teve indicados 5 deputados e um senador dentre os cabeças e duas deputadas entre os parlamentares em ascensão, incluindo oito parlamentares na relação. Trata-se de uma façanha que certamente contou com a ajuda do analista político do Diap e coordenador da pesquisa, Antônio Augusto de Queiroz, simpatizante do partido e do governo atual.


Veja aqui a lista com nome dos 100 parlamentares

Nenhum comentário: