28 de maio de 2010

AÉCIO REITERA QUE NÃO VAI SER VICE E ELOGIA ITAMAR


EXPECTATIVA, AGORA, RECAI SOBRE ITAMAR

Autor(es): Flávia Salme, Jornal do Brasil
Jornal do Brasil - 28/05/2010



O ex-governador de Minas Aécio Neves reafirmou ontem que não será o vice de José Serra na chapa do PSDB à Presidência. Sobre a possibilidade de Itamar Franco ser o vice, disse que o ex-presidente "tem condições de ser candidato ao que quer que seja".


Aécio descarta ser vice e abre brecha a Itamar Franco.

A ansiedade em torno do futuro vice na chapa do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, não cessa. A fim de acabar com rumores e, sobretudo, com a pressão o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fez questão de deixar claro quinta-feira que a missão não caberá a ele. Mas sugeriu que o ex-presidente Itamar Franco tem condições de ser candidato ao que quer que seja.

É preciso que essas ansiedades sejam contidas, nós temos o melhor candidato, o melhor projeto para o país, e eu estarei, como candidato ao Senado por Minas Gerais, dando o meu suor e sangue para a vitória desse projeto encerrou a polêmica.

Em Gramado (RS), onde seguiu atrás de sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT), para participar do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Serra não demonstrou-se surpreso com a reafirmação de Aécio. Menos ainda inconformado. Indagado se a decisão representaria uma perda, foi categórico:

Eu já sabia disso há meses. Você só perde o que tem. Ele não era candidato a vice.

Conversas de bastidor

Com Aécio fora do páreo, aumentaram as especulações sobre o possível vice da vez. Nas coxias da política tucana em Minas, comenta-se que a indicação será feita pelo próprio Aécio. Se os rumores procedem, a oficialização da candidatura de Serra, no próximo dia 12, dirá. Contudo, o ex-governador mineiro ofereceu pistas sobre o possível indicado, ao responder se Itamar Franco seria um bom vice:

Caberá ao governador José Serra e ao partidos aliados essa definição. Mas sempre que se falar de Itamar Franco estará se falando de ética, dignidade e dos mais extraordinários homens públicos que eu conheci ao longo de toda a minha trajetória. Um homem que tem condições de ser candidato ao que quer que seja, à presidência da República, à vice-presidência da República. O que eu posso garantir é que o palanque onde estiver o presidente Itamar Franco será o meu palanque.

Reações

Embora dentro do PPS cogite-se, oficialmente, o nome de Itamar como candidato ao Senado por Minas Gerais (o que o faria disputar votos com Aécio), interlocutores do ex-presidente garantem que ele não pensa na vaga. E asseguram que Itamar está disposto a aceitar a vaga de vice, ser for convidado e o Aécio pedir. Caso o pedido seja feito, Itamar aceitaria em nome do clamor e da união em Minas Gerais.

Os elogios de Aécio ao ex-presidente Itamar agradaram ao PPS que, assim como o DEM, é aliado de primeira hora do PSDB. Mas o presidente nacional da legenda, Roberto Freire, nega que qualquer conversa sobre a possibilidade de Itamar ser o vice de Serra já tenha sido costurada. Freire, no entanto, fez questão de ressaltar que seu correligionário agrega valores (e votos).

O Itamar pode ser o que ele bem entender, a presença dele engrandece qualquer chapa. Mas se ele vai ser convidado a ser vice ou não, eu não sei despista.

Já o presidente regional do PPS mineiro, Paulo Elisiário, confirma que tem alguns interlocutores sondando a legenda sobre a possibilidade.

Lançamos Itamar ao Senado, mas política é como nuvens, muda ao sabor do vento. A ideia me agrada, agrada a Minas e ao Brasil, bem como o nome de Aécio também agrada empolga-se. Tudo depende de uma conjunção de fatores. E do Serra.

Questão de votos

A cientista política Heucimara Telles, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, acredita que a possibilidade Itamar ser vice de Serra configura-se cada vez mais viável.

É preciso considerar que Dilma, com o apoio de Lula, terá votação expressiva no Nordeste. O Serra tem um eleitorado certo no Sul. Quem pode decidir essa disputa é Minas Gerais, portanto, acho que a direção do PSDB vai tentar tirar um quadro em Minas avalia. Como o Aécio sai para o Senado, e tem manifestado apreço por Itamar, não é difícil (ele ser o escolhido).

Notícias relacionadas
1. Aécio critica duramente o PT e conclama apoio a Serra
2. Papo de esquina em Superquadra
3. Dornelles pode ser o vice de Serra

Nenhum comentário: