16 de outubro de 2009

"FICO FELIZ SE AJUDAR A TER IRRIGAÇÃO", REAGE TUCANO.

Silvia Amorim

O Estado de S. Paulo - 16/10/2009

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reagiu com ironia à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o tucano está começando a preparar seu discurso de campanha ao criticar as ações de combate à seca do governo federal no Nordeste. "Se aquilo que eu disse ajudar a ter um metro a mais de irrigação no sertão de Pernambuco, eu vou ficar feliz. Fico felicíssimo", respondeu Serra, após participar de um evento na capital paulista ontem à tarde.
O governador não quis se estender no embate e limitou-se a fazer uma única declaração.
O estopim da troca de farpas foi uma declaração dada por Serra anteontem. Ao ser perguntado sobre o que achava das obras de transposição do Rio São Francisco, motivo da maratona de três dias de visita de Lula no Nordeste nesta semana, o governador criticou a falta de investimentos do governo federal em irrigação para as comunidades que ficam na margem do rio.
"Você vai fazer a transposição do São Francisco, tudo bem. Agora atenda também as áreas que estão na beirada do rio e que deveriam ser irrigadas. Isso foi paralisado", disse.
O tucano visitou no sábado passado a região de Petrolina, em Pernambuco. "Eu estive num assentamento feito há alguns anos que não tem água nem para beber, apesar de estar perto do rio", afirmou.
ESTRATÉGIA
Acompanhado de lideranças políticas do Estado, ele visitou dois projetos criados ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso e, à noite, foi à Festa da Uva e do Vinho, em um programa típico de candidato.
Serra tem usado os finais de semana para viajar pelo País, especialmente pelo Nordeste. O objetivo é ampliar sua popularidade e a do PSDB na região, onde Lula leva maior vantagem - o PT derrotou o PSDB nas duas últimas eleições presidenciais (2002 e 2006) no Nordeste.
O governador paulista lidera, por enquanto, as pesquisas de intenção de voto para a corrida eleitoral, mas tem um desempenho tímido na região. Além disso, enfrenta dentro do próprio partido uma disputa pela vaga de presidenciável com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Essas incursões pelo interior do País também cumprem a tarefa de fortalecê-lo na legenda.
Amanhã o tucanato desembarca em Goiânia para mais um encontro político. Desta vez discutirá emprego e inclusão social. Serra ainda não confirmou presença.

Nenhum comentário: