28 de outubro de 2009

"BARBARIE" NÃO PRECISA DE VERBA, DIZ LULA

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/10/2009


O presidente Lula disse ontem que "atos de barbárie" cometidos por movimentos sociais não são resultado do uso de recursos públicos para o financiamento das instituições. Segundo ele, incidentes como a destruição de um laranjal da empresa Cutrale pelo MST no começo deste mês são retrato da "falta de bom senso"."
Não sei se [recursos públicos] estão sendo usados para alimentar [invasões]. Um ato de barbárie não precisa de dinheiro, precisa apenas de falta de bom senso", disse.
Lula evitou responder diretamente a crítica feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que defendeu anteontem a punição de eventuais crimes cometidos por movimentos sociais. Para Mendes, o governo precisa, por lei, interromper subsídios a entidades que promovem invasões e atos de violência
Questionado sobre a declaração, o presidente respondeu: "Não acho absolutamente nada. As entidades que pedem dinheiro a algum órgão do governo têm que apresentar documentação, apresentar proposta, passa por um crivo e aí tem ou não direito [a receber verba]".
Ontem, Lula conversou com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) sobre a CPI do MST criada pelo Congresso. Segundo Padilha, o presidente classificou de retrocesso qualquer tentativa de criminalizar manifestações sociais.O ministro disse que o governo não interromperá políticas públicas ou repasses por causa da criação da CPI.

Nenhum comentário: