21 de outubro de 2009

PMDB E PT SELAM ALIANÇA

Em jantar ontem à noite no Palácio da Alvorada, em Brasília, lideranças do PT e PMDB fecharam o pré-acordo para as eleições 2010, decidindo apoiar à Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e pré-candidata do governo. Presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, e dirigentes dos dois partidos formalizaram um pré-acordo, em que o PMDB indicará o candidato a candidato a vice e ainda terá direito de participar da coordenação de campanha e de elaborar o programa de governo. Ainda, caberá aos dois partidos a tarefa de conciliar divergências regionais que possam atrapalhar a aliança.
Hoje, o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), vão divulgar uma nota oficializando o acordo, que ainda terá de ser submetido às convenções dos dois partidos. Com a ameaça de fortalecimento da ala oposicionista do partido, a cúpula do PMDB foi ao encontro de Lula no jantar para reforçar a estratégia de tentar debelar o movimento de apoio à candidatura tucana. Esse foi o argumento usado pelo PMDB para conseguir antecipadamente de Lula a garantia de de vaga de vice na chapa encabeçada por Dilma.
Na reunião foi selada a aliança que tem como principal desdobramento o fortalecimento da candidatura única da base governista. O deputado Ciro Gomes (PSB-SP), que queria concorrer à Presidência, perde apoio.
Lula espera que a aliança ajude a fortalecer o nome de Dilma, que não deslanchou nas últimas pesquisas de intenção de voto. Com a aliança com o PMDB, perde para Ciro nas pesquisas. A ministra, com o pré-acordo, pode até dobrar o tempo de propaganda gratuita na TV. Em troca, o PMDB vai indicar o vice de Dilma (as apostas são em Michel Temer, presidente da Câmara), participar da coordenação da campanha e da elaboração do plano de governo. O pré-acordo só vira acordo oficialmente na convenção do PMDB em junho de 2010.

Nenhum comentário: