24 de maio de 2010

GABEIRA CANDIDATO



Fernando Gabeira lançou sua candidatura ao governo do Rio neste domingo (23). Tem sua candidatura ao governo estadual associado a duas candidaturas presidenciais. Para evitar conflitos, houve um acerto prévio, combinando que nem Marina Silva (PV) nem José Serra (PSDB) dariam as caras no lançamento da candidatura de Gabeira.
Apóiam Gabeira, seu partido o PV mais as três legendas que apóiam Serra: PSDB, DEM e PPS.
O vice de Gabeira será o tucano Márcio Fortes. Para o Senado, Cesar Maia (DEM) e Marcelo Cerqueira (PPS). No principio, parte dos verdes vetava a candidatura de Maia, mas como PSDB e PPS insistiram, ficou tudo acertado e Gabeira corre junto com o ex prefeito. O Presidente do PV no Rio, Alfredo Sirkis até agora não engoliu a aliança, mas como ele tem fama de criador de caso ninguém lhe deu muita bola, e ainda ignoraram a candidatura da vereadora Aspásia Camargo (PV), que Sirkis e Gabeira queriam lançar ao Senado, no lugar de Cesar Maia. Certamente, por essa razão, Sirkis e a vereadora não deram as caras no ato.
Mas, Maia e o filho Rodrigo Maia, presidente do DEM. Estavam entre os presentes.
Também ficou tudo combinado que na televisão Gabeira cuidará de sua própria campanha. O vice e os candidatos ao Senado falam de Serra. Em caso de segundo turno, Gabeira fará a campanha daquele que concorrer nessa fase, provavelmente a de Serra.
A aliança foi boa para Gabeira, que aumentou o tempo na Tv e pode assim enfrentar com melhores condições o governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição. Poderá até ir ao segundo turno, vencendo a disputa com o ex-governador Anthony Garotinho (PR), pela segunda colocação no primeiro turno.
Essa hipótese ficou ainda mais provável depois que Garotinho passou a ser tratado como aliado de segunda classe por Lula e Dilma que fizeram Cabral o palanque preferencial da candidata do governo.
Gabeira teve uma boa performance na eleição de 2008, quando foi derrotado somente no segundo turno por Eduardo Paes (PMDB), que tinha o apoio de toda a máquina de Cabral e de Lula.
Será bem votado na capital, seu desafio será conquistar votos no interior do Estado, onde é pouco conhecido.
Fernando Gabeira se apresentou dizendo-se um tuiuiú, aquele pássaro desajeitado do pantanal que demora a levantar e depois voa mais alto que todos os outros pássaros. Mas, na sua fala cometeu uma pequena falha: elogiou o tucano José Serra e se esqueceu de mencionar a Marina Silva, candidata presidencial do seu PV.
O nome de Marina estava escrito em faixas do PV. Para evitar escaramuças, foi recoberto. A princípio isso causou alguma confusão, pois o PV é um partido meio complicado. Depois, tudo foi esclarecido. Foi uma providência cautelar para evitar que o nome dela nas faixas pudesse caracterizar propaganda antecipada.
Fiscais do TRE estavam presentes ao evento como acontece em todos esses atos durante a fase de pré-campanha. Eles não chegaram a determinar qualquer providência, pois sua função é de mero acompanhamento.
Os organizadores do ato de lançamento da candidatura de Gabeira e alguns militantes é que decidiram tampar o nome da postulante à Presidência Marina Silva de algumas faixas.
O juiz do TRE-RJ, Paulo Cesar Vieira de Carvalho Filho, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na cidade do Rio, considerou cautelar a medida adotada poe alguns militantes. Segundo o juiz, não houve qualquer medida oficial por parte da justiça eleitoral, pois as imagens do local ainda serão analisadas.
Em princípio, segundo Paulo Cesar, por ser um evento de Gabeira, não justificaria propaganda de Marina na festa, mesmo ela sendo do mesmo partido. O nome dela na faixa poderia se justificar por ser num evento interno dos partidos, mas para isso teria que seguir uma série de outros fatores, como o local não ter visibilidade externa, o que seria analisado pelos fiscais que estavam no ato do lançamento.
_ Portanto, acredito que foi uma posição de cautela _ disse ele,

Nenhum comentário: