28 de maio de 2009

DEM E PSDB RECUAM OBSTRUÇÃO NO SENADO. PARTICIPAM DA VOTAÇÃO DE TRÊS MPS

A oposição começa a vacilar. Para não parecer intransigente, decidiu suspender a obstrução aos trabalhos do Senado para votar três medidas provisórias que o DEM e PSDB classificaram como de "interesse relevante" ao país.
Depois de ameaçar obstruir todas as votações no plenário do Senado, como estratégia para enfentar irritados com a postura de rolo compressor do governo na CPI da Petrobras, DEM e PSDB fecharam acordo com os governistas para votar nesta quarta-feira as MPs que estabelecem o novo valor do salário mínimo, regulamentam a merenda escolar e liberam crédito ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
"Nós sugerimos inverter a pauta para votarmos essas matérias. Vamos votar contra o salário mínimo, a merenda escolar? Não. Nós mantemos nossa obstrução à medida provisória que cria o Fundo Soberano porque isso não é de interesse do país", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).
As três MPs perdem a validade na próxima segunda-feira, por isso a oposição decidiu colocá-las em votação nesta terça-feira. Agripino disse que o DEM e o PSDB não queriam ser acusados de derrubar o novo valor do salário mínimo, que pulou de R$ 415 para R$ 465.
"Iam nos culpar. Invertemos a pauta para colaborar com matérias do interesse nacional", afirmou Agripino.
A oposição anunciou a obstrução às votações em represália à decisão da base aliada governista no Senado de ficar com a presidência e a relatoria da CPI da Petrobras. O DEM indicou o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA) para a presidência da comissão, mas o governo não abriu mão de acumular os dois cargos de comando da comissão.

Nenhum comentário: