27 de maio de 2009

IMPASSE NA CPI DA PETROBRÁS FAZ OPOSIÇÃO OBSTRUIR VOTAÇÕES


Por Adriana Vasconcelos
O Globo - 27/05/2009

Renan confirma que base governista vai controlar relatoria e presidência

Um dia depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), comunicou à oposição que seu partido desistiu de apoiar a candidatura do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) para a presidência da CPI da Petrobras. Diante disso, DEM e PSDB ameaçaram obstruir todas as votações de medidas provisórias que cheguem ao Senado, a começar pela que cria o Fundo Soberano e vence no próximo dia 1º de junho.
Embora até a noite o PMDB e o bloco de apoio ao governo (PT, PSB, PCdoB, PR e PRB) ainda não tivessem feito suas indicações, o mais cotado para relator era Valdir Raupp (PMDB-RO). A presidência estava sendo disputada pelos petistas João Pedro (AM) e Ideli Salvatti (SC).
Renan negou que tivesse se comprometido a apoiar ACM Júnior. E deixou claro que o governo exercerá sua maioria para manter o controle da CPI:
- A CPI é um direito democrático da minoria. Agora, eleger o presidente e indicar o relator é um direito da maioria, quando não existe acordo.
Para o líder do DEM, senador José Agripino (RN), Renan recuou na sinalização que havia feito sobre a possibilidade de apoiar um candidato da oposição para presidir a CPI. Ciente de que tem apenas três dos 11 votos na CPI, Agripino antecipou que a oposição entrará em processo de obstrução.
- Eles realmente têm número para eleger o presidente, mas precisarão ter número também em plenário para aprovar o Fundo Soberano. Vamos usar todos os instrumentos que dispomos para derrubar essa MP. O DEM está disposto a ceder uma de suas vagas de titular para o PSDB, que indicaria para a comissão Álvaro Dias (PR) e Sérgio Guerra (PE), além de Tasso Jereissati (CE) para suplente. O DEM indicaria ACM Júnior como titular e Heráclito Fortes (DEM-PI) como suplente.
No PT, a indicação de Ideli Salvatti e de João Pedro era dada como certa. Como a CPI deverá investigar a Agência Nacional do Petróleo (ANP), sob o comando do comunista Haroldo Lima, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) reivindicava uma das suplências. Renan adiou o discurso que pretendia fazer ontem cobrando que o líder do PT, Aloizio Mercadante, e o presidente Lula desmentissem a informação que o PMDB havia reivindicado a mais importante diretoria da Petrobras, a de Exploração e Produção, em troca de seu apoio na CPI. Além de Raupp, a expectativa de Renan é incluir na lista de titulares da CPI Neuto do Conto (SC) e Leomar Quintanilha (TO).

Nenhum comentário: