29 de maio de 2009

MÚCIO VÊ DESAFINAÇÃO EM DEBATE SOBRE MEIO AMBIENTE


O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, evitou comentar as críticas a outros ministros feitas pelo titular do Meio Ambiente, Carlos Minc, que acusou colegas, sem identificá-los, de usarem "suas machadinhas" para "esquartejar o meio ambiente". Para ele os recentes e constantes confrontos entre autoridades do meio ambiente com representantes do setor do agronegócio mostram uma "desafinação.

Múcio minimizou as declarações feitas por deputados ruralistas contra o ministro do Meio Ambiente. "Acho que há uma desafinação qualquer neste samba. A gente precisa ver quem disse e quem não disse. Agora, o Congresso é soberano. A gente tem de entender que o Parlamento é soberano. Temos de combinar as coisas. Mas tudo vai chegar a um bom termo." José Múcio Mnteiro (Relações descartou também a saída de Carlos Minc do Ministério do Meio Ambiente em consequência do bate-boca com integrantes da bancada ruralista na Câmara.

- "Isso [pedido de demissão] eu não acredito", afirmou Múcio, que admitiu ter recebido reclamações de Minc de vários deputados.

Ontem, Minc chamou os parlamentares da bancada ruralista de "vigaristas". Depois, recuou e divulgou nota oficial para afirmar que não teve a intenção de insultar os deputados.

Para amenizar a troca de insultos, Minc se reuniu hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reclamar da interferência de vários ministérios na política ambiental do governo. Irritado com a ação de colegas para liberar obras sem licenciamento ambiental, Minc disse que a postura dos ministros "não é aceitável" dentro do governo.

Apesar das reclamações, Minc descartou pedir demissão do cargo. "Eu não condicionei a permanência no governo a absolutamente nada. A conversa com o presidente foi uma conversa a sós, tête-à-tête, olho no olho. Eu falei para o presidente que a área ambiental estava sendo muito agredida no parlamento, na sociedade, desfigurando projetos ambientais sobre estradas, sobre licenciamentos, sobre a própria questão da regularização fundiária, sobre o código florestal."

Nenhum comentário: