26 de maio de 2009

O PROTESTO DOS APOSENTADOS

Eles querem aumento do salário mínimo de 2006, de 16,6%, a todos os aposentados e pensionistas

Durante sessão solene para comemorar o Dia Nacional dos Aposentados, na Câmara, Um grupo com cerca de 800 aposentados ocupou o plenário da Câmara dos Deputados ontem à tarde para reivindicar a votação de um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à vinculação do aumento do salário mínimo de 2006, de 16,6%, a todos os aposentados e pensionistas. Se mantido o veto o reajuste para aposentadoria e pensões superiores ao mínimo fica limitado a 5%.

O grupo impediu a realização da sessão na Casa e prometia ficar no plenário até que o veto fosse apreciado. Antes de chegarem à Câmara, os manifestantes realizaram uma marcha com cerca de 2.000 pessoas da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional, onde foi realizada pela manhã uma sessão em homenagem ao Dia do Aposentado.
Após a reunião, no entanto, o grupo decidiu não deixar o local. Um grupo de parlamentares tentou, em vão, negociar a retirada, mas os aposentados mantiveram a vigília. "A nossa comissão decidiu e viemos para ficar até votar", afirmou Valdir de Miranda Osório, presidente do conselho deliberativo da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas.

Pedido de adiamento
Por um acordo firmado no início do mês, a votação do veto estava prevista para acontecer ontem reunindo deputados e senadores. Segundo informações da mesa do Senado, a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), requereu o adiamento da votação.
A assessoria da petista não confirmou se ela realmente entrou com a ação, mas o fato é que a sessão para a votação não foi convocada pelo presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP).
Os aposentados e pensionistas não querem apenas a derrubada do veto. Eles reivindicam um percentual único de reajuste, e o fim do fator previdenciário, que introduz critérios no cálculo da aposentadoria e, na maioria das vezes, reduz seu valor.Ambas as propostas passaram pelo Senado e aguardam votação na Câmara.Mas especialistas acham que dificilmente vai passar pela Câmara.

Os aposentados justificam suas reivindicações demonstrando que a causa do déficit da previdência tem origem nos gastos com os 3 milhões de aposentados do setor público, que representam 14% do total de 22 milhões de aposentados do país. Esses aposentados consomem 40% de todo o recurso da Previdência Social, mas contribuem com apenas 13% da arrecadação. Deixam um déficit anual de quase C$ 40 bilhões ao governo. Enquanto isso, os aposentados do setor privado, que somam 19 milhões de pessoas, seis vezes mais que os do setor público, dividem os 60% restantes dos recursos previdenciários. Trata-se de uma tremenda INJUSTIÇA para com os aposentados do setor privado.

Nenhum comentário: