30 de maio de 2009

BARRETO ANUNCIA NOVA APRESENTAÇÃO DE PEC PARA 3º MANDATO

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) que apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) propondo um terceiro mandato para o presidete foi surpreendido com a retirada de assinaturas que suspendeu a tramitaçõa do projeto. não desistiu da empreitada. Ele disse hoje que na próxima semana continuará a buscar apoio para compensar as 17 assinaturas retiradas de última hora. "Vamos buscar a aprovação na próxima semana. Já esperava um movimento contrário à PEC por alguns partidos. Só não esperava que fosse uma reação tão rápida", comentou
A assessoria do deputado informou que o que mais surpreendeu Barreto foi o fato das assinaturas terem sido retiradas entre a tarde e noite de quinta-feira, período em que os deputados costumam retornar às suas bases eleitorais e o Congresso fica esvaziado. A proposta para permitir um terceiro mandato presidencial foi protocolada na tarde de ontem com 194 assinaturas, sendo 183 assinaturas reconhecidas pela Mesa da Câmara. Em poucas horas a proposta ficou reduzida a 166, com a retirada do apoio de parlamentares da opsição.
Os principais partidos de oposição, PSDB e DEM, mobilizaram-se e conseguiram com que pelo menos 12 deputados retirassem o apoio à proposta. Outros cinco parlamentares retiraram depois o seu apoio. Para ser viabilizada, a emenda precisava de, no mínimo, 171 assinaturas. "Vamos ir em frente e protocolar novamente a proposta. Sem a assinatura da oposição e dos indecisos é mais difícil que a emenda seja negada novamente", acredita Barreto.

Nenhum comentário: