22 de maio de 2009

ORGANIZAÇÕES E ENTIDADES QUE APOIAM GOVERNO REALIZAM PASSEATA CUSTEADA COM RECURSOS DO GOVERNO, E PROMETEM MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO


A MARCHA DOS VIGARISTAS

Petistas e representantes de centrais sindicais, da UNE, do MST, participaram de passeata contra a CPI da Petrobrás comandada pela Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindipetro. Segundo cálculos dos organizadores a mobilização reuniu cerca de três mil pessoas. Acabou virando um ato político eleitoral, com os manifestantes puxando o coro “Dilma presidente”, orientado pelos microfones dos carros de som.
Esse deve ser mais um mérito do governo Lula: Nunca antes nesse país foi organizada manifestação contra uma investigação parlamentar. Por isso ele deu o sinal verde para a mobilização: “Investigar a empresa é falta de patriotismo”. Foi acompanhado pelo ministro Paulo Bernardo “Querem privatizar a empresa”. Chegaram até a dizer que a CPI prejudica a estatal, mas a bolsa respondeu com a alta das ações.
A manifestação não disfarçava sua natureza eleitoral. O caminhão do som transmitia as palavras de ordem: "Sai, seu tucano, sai, ladrão. Larga a Petrobras, que é patrimônio da nação." Para ser ainda mais claro, citava o governador de São Paulo, provável candidato da oposição: "Sai, José Serra". Sabem quem comandava o espetáculo? a Federação Petroleiros e o Sindipetro.Participavam todas as organizações e entidades que servem de correia de transmissão e apoio do governo. Lá estava o MST e até a inacreditável UNE (União Nacional dos Estudantes) estava lá, contrariando todo o passado da entidade, que foi um baluarte na luta contra a ditadura. Toda essa gente é alimentada com dinheiro oficial.
O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), que pretende ser o candidato petista ao governo do estado também atacou os tucanos. O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), também marcou presença. E discursou afirmando “Essa CPI é irresponsável e antipatriota. Quer atingir a maior empresa do país, que precisa de credibilidade internacional. Se há fato concreto, vamos investigar através do Ministério Público e do Tribunal de Contas."
Aí está o absurdo. O governo usa uma tropa de choque, sustentada a custa de recursos oficiais com o objetivo de pressionar o parlamento e impedi-lo de exercer uma prerrogativa parlamentar, e de exercer suas funções constitucionais, que é nada mais nada menos que uma prerrogativa de um dos Poderes da República. E mais, trata-se de um direito da oposição, ou da minoria investigar os atos praticados pelo executivo, enfim, um dos princípios em que baseiam as sociedades democráticas.
Líder do PSDB no Senado, o senador Arthur Virgílio afirmou que a mobilização foi organizada por entidades que recebem recursos públicos. Ele disse ainda que os manifestantes só pensam em eleição e são "cúmplices da corrupção":

Mentor
A mobilização de petroleiros no Rio contra a CPI da Petrobras foi organizada por Wilson Santarosa, gerente de Comunicação Institucional da empresa e presidente do conselho deliberativo do fundo de pensão Petros. Santarosa foi secretário-geral da CUT-SP, integrou a administração de Toninho do PT em Campinas e presidiu o sindicato dos petroleiros na região. Em 2006, seu nome surgiu nas investigações do dossiê antitucanos. Ele já garantiu apoio a CUT e Força Sindical para repetir a manifestação na próxima quinta feira em São Paulo. O local será a Avenida Paulista, onde funciona um escritório da estatal.

Nenhum comentário: