30 de maio de 2009

DEPUTADO CARLI FILHO RENÚNCIA A MANDATO


O Deputado estadual do Paraná, Fernando Ribas Carli Filho (PSB) que é acusado de dirigir embriagado e provocar o acidente que matou dois jovens renuncia ao cargo.
Ele encaminhou na tarde desta sexta-feira, 29, uma carta ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), renunciando ao mandato. Carli Filho está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo depois de se envolver em um acidente, na madrugada do dia 7, em Curitiba, que resultou na morte de dois jovens. Segundo informações de seus familiares ele se recupera de cirurgia a que foi submetido.
Exames mostraram que o então deputado estava alcoolizado. Com base em testemunhas e no estado em que ficaram os dois carros, a polícia não tem dúvidas também sobre um excesso de velocidade.
No último domingo, 500 pessoas, entre familiares e amigos, realizaram uma passeata em Curitiba para pedir justiça e pressionar os deputados estaduais a cassarem o mandato de Carli Filho. "Está na hora de dar um basta à impunidade. Queremos justiça pois somos todos iguais e devemos responder pelos nossos atos", disse Cristiane Yared, mãe de Gilmar, um dos jovens mortos no acidente.
A renúncia faz parte de uma estratégia para evitar a perda de direitos políticos. A renúncia impede a continuação da sindicância em processo contra o deputado aberto pela pela Corregedoria da Assembleia, que poderia resultar na cassação. Caso ele fosse cassado, perderia o direito de se eleger. Com a renúncia, o deputado perde o direito à imunidade parlamentar e deve ser julgado na justiça comum.
No brasil os políticos que são pilhados cometendo crimes, corrupção e outras irregularidades conseguem sempre evitara a perda de seus direitos políticos, renunciando ao mandato. Eles sabem que mesmo julgados pela justiça comum não serão condenados e os processos que respondem se arrastarão durante anos. Durante a tramitação desses processos podem até se eleger novamente. Outra saída usada pelos políticos é devolver recursos que receberam indevidamente, como no caso de Gabeira, Suplicy, Sarney e outros que foram surpreendidos usando passagens áereas ou recebendo auxílios a que não tinham direito.

Nenhum comentário: