29 de maio de 2009

A CNA QUE REPRESENTA OS RURALISTAS VAI DENUNCIAR MINC A COMISSÃO DE ÉTICA


A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) vai denunciar o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) à Comissão de Ética Pública da Presidência da República para investigar as declarações dele contra a bancada ruralista. Minc chamou de "vigaristas" os integrantes da bancada ruralista.
"Um funcionário público, que usa o posto que lhe foi confiado pelo presidente da República para desconstruir toda e qualquer ponte em direção ao diálogo com a classe produtiva, deve responder pelos seus atos em todas as instâncias", diz a nota assinada pela presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).
Ontem, Minc atacou deputados da bancada ruralista após participar da marcha "Grito da Terra", na Esplanada dos Ministérios, ao lado de trabalhadores rurais da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).
Na nota, a senadora diz que o ministro "rompeu" os limites da civilidade, desrespeitou as regras "elementares" de convivência democrática e assumiu os riscos de responder por suas "afirmações difamatórias"
"O presidente da República, que tem em sua história passagem marcante pelo sistema sindical, certamente saberá avaliar e tomar as medidas cabíveis para conservar o ambiente democrático e republicano", diz Abreu em nota.
A CNA declara apoio à bancada ruralista do Congresso e diz que os produtores rurais estão compromissados com preservação ambiental e com a manutenção da produção de alimentos.
"O que não se admite, e não se pode admitir, é que o ministro do Meio Ambiente tente camuflar a solerte intenção de estabelecer o confronto no setor rural brasileiro, mostrando-se desqualificado para o cargo que ocupa", diz a nota.
Polêmica
Minc participou ontem do ato do Grito da Terra e atacou o agronegócio. "Não é justo tratar a agricultura familiar como agronegócio. Agora os grandes produtores atacam as leis de proteção ao meio ambiente, amanhã vão atacar a reforma agrária", disse o ministro do alto de um caminhão de som na manifestação.
O ministro também divulgou nota oficial para afirmar que não teve a intenção de insultar a bancada ruralista. "Não mencionei qualquer nome, não ofendi qualquer pessoa. Alertei sobre o risco de manipulação da agricultura familiar pelos grandes com o objetivo de usá-los como massa de manobra contra as proteções ambientais", diz Minc na nota.

Nenhum comentário: