28 de maio de 2009

CHICO DE OLIVIERA DIZ QUE LULA ESTÁ A DIREITA DE FH

A edição do jornal Valor Econômico de 27 de maio de 2009 publica entrevista do cientista político Chico de Oliveira. O sociólogo e cientista político, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), provocou reações no PT. A entrevista traz importantes observações para compreender o Estado brasileiro e os rumos do constitucionalismo latino-americano. Também demonstra ceticismo em relação a mudanças no quadro político com as eleições presidenciais do próximo ano.
O acadêmico pernambucano de 75 anos disse que o presidente Lula está à direita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e, além disso, faz um governo que contraria os interesses da base que o elegeu. Para Chico Oliveira, Lula está à direita de FH por "não recompor as estruturas do Estado e não avançar na ampliação de direitos".
Chico Oliveira disse ainda que o país vive "um consenso conservador" que impede mudanças. Ele criticou o Bolsa Família: "O presidente tenta se legitimar promovendo consensos que passam pela cooptação dos mais pobres. O Bolsa Família não é um direito, é uma dádiva".
Intelectual historicamente vinculado ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Chico de Oliveira foi fundador do PT ao qual foi filiado até 2003, o professor aposentado de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) Francisco de Oliveira tornou-se ao longo do atual governo um dos mais cáusticos críticos à esquerda do lulismo. Em 2004 filia-se ao PSOL, do qual se afastou mais tarde, definindo o partido, no plano ético, como um "udenismo de esquerda.
Chico afirma que vivemos uma regressão política, porque no governo Lula houve uma diminuição do grau de participação popular na esfera pública. E quando se projeta o cenário de 2010 percebe-se como Lula resulta regressivo. Com a força perdida pelo PT e a ausência de alternativas de Lula, uma vez que a doença de sua candidata mostra sinais de gravidade, aparece o terceiro mandato.
Chico Continua: “ neste sentido a possibilidade de um terceiro mandato é perigosa. Getúlio [Vargas] ensaiou isso com o queremismo, em 1945. Agora, pode muito bem surgir um queremismo lulista: o povo ir às ruas para pedir a continuidade do governo”. Perguntado se o povo iria as ruas, Chico disse que Oliveira que o povo, uma categoria imprecisa, mas o PT e a CUT ainda têm capacidade para promover barulho, e barulho é o que é decisivo em uma questão como essa.
Sobre 2010 disse que será uma disputa regional, sem nenhum ponto político
Falando sobre os candidatos da oposição criticou a candidatura de Aécio Neves (PSDB), governador de Minas, à Presidência: "Aécio parece mais um político superficial que se faz sob a herança política familiar. Nunca vi uma opinião dele que impressionasse. Serra é uma surpresa. Faz um governo gerencial e até reacionário É um político que gradualmente se converteu, quando vemos o passado dele e o local onde atua agora. É o grande líder conservador.

Nenhum comentário: