12 de maio de 2010

SP APROVA SELEÇÃO DE DUNGA


Paulistanos dão aval aos convocados de Dunga

Folha de S. Paulo - 12/05/2010

Para 57% dos entrevistados pelo Datafolha, escolha do treinador é ótima ou boa

Ronaldinho, Ganso e Neymar são as ausências mais sentidas; 42% acham que as boas relações com os atletas balizaram a lista do técnico

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo sem Ganso, Neymar e Ronaldinho, a lista de 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga tem aval da maioria dos paulistanos. É o que aponta a pesquisa Datafolha realizada ontem na cidade de São Paulo, logo após o anúncio dos eleitos para a Copa da África do Sul.

Dos 658 entrevistados pelo instituto, 57% consideraram ótima ou boa a relação do treinador. Para 29%, a lista é regular, e apenas 8% a definiram como ruim ou péssima. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quanto mais interesse os paulistanos têm por futebol, menor é a aprovação às escolhas de Dunga. Ainda assim, o número é alto entre esses boleiros: o índice de ótimo/ bom é de 46%, o de regular, em 35%, e o de ruim/péssimo, em 17%.

Com 61% de ótimo/bom, os são-paulinos se mostraram os mais satisfeitos com o técnico.

Os torcedores do Santos foram um pouco mais críticos, com 53% de ótimo/bom, 28% de regular e 16% de ruim/péssimo. Essa insatisfação ligeiramente maior dos santistas reflete a ausência na Copa dos dois principais jogadores do time, o meia Ganso e o atacante Neymar.

Ao lado de Ronaldinho, do Milan, os dois lideram a lista dos jogadores "injustiçados" por Dunga. Na avaliação dos paulistanos, Ronaldinho e Ganso, com 17% cada um, e Neymar, com 16%, mereciam um lugar entre os 23 convocados.

O apreço por Ganso dispara entre os mais ricos (39% dos que ganham mais de dez salários mínimos) e entre os mais escolarizados (29% dos que têm nível superior). O coro por Ronaldinho sobe um pouco entre os mais jovens (22% dos que têm de 16 a 24 anos).

Mesmo longe da melhor forma, o corintiano Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas, foi lembrado por 11% do total, e seu colega de clube Roberto Carlos, por 5%. Entre boleiros, só 5% querem Ronaldo.

Se estivessem no comando da seleção, 12% dos entrevistados não levariam o atacante Grafite. O ex-são-paulino, hoje no alemão Wolfsburg, foi o mais citado entre quem Dunga não deveria levar. O goleiro Doni, reserva na Roma, e o atacante Nilmar, do Villarreal, tiveram 5% e 4%, respectivamente.

Kaká é apontado como o jogador que será o destaque do Brasil na Copa por 31% dos paulistanos. A seguir vêm Robinho, com 25%, e Luis Fabiano, com 7%. Entre os boleiros, no entanto, Kaká cai para 25%, enquanto Robinho vai a 27%, e Luis Fabiano sobe para 15%.

O futebol é um detalhe
Os paulistanos também opinaram sobre os critérios do técnico na convocação de ontem. Para 42%, na hora de escolher, Dunga priorizou seu bom relacionamento com os jogadores. Para 26%, a boa disciplina foi fundamental para o treinador, enquanto só 22% acham que ele colocou em primeiro lugar a fase atual dos atletas.

Entre os boleiros, sobe para 55% os que acreditam que os laços construídos por Dunga com sua "família" foram mais importantes do que o desempenho recente dos jogadores dentro de campo, fator apontado como o principal por só 16%.

Nenhum comentário: