Marina Silva oficializa pré-candidatura neste domingo
O PV lança neste domingo (16) em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a pré-campanha de Marina Silva à Presidência. Contrário aos grandes eventos do PT e PSDB – que lançaram as pré-candidaturas de Dilma Rousseff e José Serra em Brasília – a legenda organiza um encontro na “periferia”. A intenção é aproximar a presidenciável da população mais pobre, onde ela teria mais possibilidade de crescer entre o eleitorado.
A escolha de uma “periferia” para oficializar o nome de Marina foi estratégica, segundo o partido. A intenção é adotar uma tática diferente dos principais adversários, Dilma e Serra, que lançaram seus nomes em megaeventos em regiões nobres de Brasília. A ideia é chegar à Baixada Fluminense com um tom mais agregador e “criar um vínculo” com as regiões metropolitanas das grandes cidades.
A festa será na casa de shows Rio Sampa, palco de bailes de funk. O coordenador da pré-campanha do PV, vereador Alfredo Sirkis (RJ), afirmou no site do partido que a decisão de fazer a festa no local é unir as periferias das duas grandes metrópoles em torno da pré-candidata.
Sirkis afirmou que a intenção do partido é mostrar a semelhanças entre a pré-candidata e a população de baixa renda. “Marina tem uma poderosa mensagem para a população dessas periferias: sua vida e seu exemplo de superação.” Para ele, o lançamento da campanha na Rio Sampa une as periferias de Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e outras grandes cidades.
Em seu discurso, a ex-ministra do Meio Ambiente deve adotar um novo viés para a sua bandeira ecológica. Ao invés de falar sobre desmatamento na Amazônia ou ressaltar a necessidade de acordos internacionais para conter o aquecimento global, a candidata do PV deve falar sobre saneamento básico e relembrar as recentes tragédias no Morro do Bumba.
Com isso será demonstrada a diferença com os demais candidatos, e, ao mesmo tempo, estabelecida um forte vínculo entre a mulher pobre, cristã, da baixada, com o trabalhador que perde quatro horas por dia se deslocando ao trabalho, a partir de sua esquecida cidade dormitório, o jovem de classe média local, que se vê privado de equipamentos culturais ou de entretenimento saudável”, diz um comunicado do partido.
No evento, a expectativa é que seja lançada também a pré-candidatura a vice do empresário Guilherme Leal, presidente da Natura. Segundo o partido, a oficialização do nome de Leal na chapa de Marina ainda está “dependendo apenas de seu OK final”. Também devem participar da pré-convenção o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que é pré-candidato ao governo do Rio, e Aspásia Camargo, pré-candidata ao Senado.
Dilma e Serra
A pré-candidata petista, Dilma Rousseff, vai para Salvador neste domingo, onde particpa de encontro estadual do PT. Dilma em seguida volta para São Paulo. Na segunda-feira, ela será sabatinada na rádio CBN.
O pré-candidato tucano, José Serra, não divulgou agenda neste domingo, mas na segunda-feira viaja ao Ceará, onde deve ficar dois dias com agenda movimentada, segundo ele mesmo informou no seu Twitter.


Nenhum comentário:
Postar um comentário