19 de maio de 2010

RESUMO DOS JORNAIS: O JORNAL DO BRASIL

Manchete: Brasil se impõe à ONU

EUA desdenham acordo com Irã, forçam novas sanções, e brasileiros abandonam debate
Depois da fria reação ao acordo entre Brasil, Irã e Turquia, os EUA partiram para a truculência ontem ao imporem novas sanções no âmbito das Nações Unidas contra o regime iraniano, desqualificando o esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o próprio endosso dado pelo governo Obama antes da chegada do brasileiro a Teerã. A secretária Hillary Clinton desdenhou a iniciativa brasileira ao anunciar que as medidas seriam decididas por EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha. O Brasil deu o troco, saindo do debate, e recusou-se a apoiar novas sanções. Além da questão nuclear, o confronto pode esconder o temor americano de uma parceria Irã-Brasil-Turquia na área petrolífera. Donos da segunda reserva do mundo, os iranianos querem refinarias que a Petrobras pode construírem troca desandas para exploração. (Págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Foto legenda: Contraste - Se a França de Nicolas Sarkozy endossa o esforço de Lula no acordo com o Irã, Hillary (com o secretário de Defesa, Robert Gates) luta para manter as sanções a Ahmadinejad

Anvisa estuda punir a Nestlé

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as propagandas da bebida láctea Alpino Fast, da Nestlé. A proibição, publicada no Diário Oficial, compreende todo o território nacional e atinge especialmente as veiculações no site da Nestlé. Mas o site da empresa continuava com o anúncio do produto até o fim do dia de ontem, e, se a Anvisa constatar irregularidades no que está no ar, poderá abrir processo administrativo contra a empresa. (Págs. 1 e Economia A15)

Temer quer unir PMDB por Dilma

No mesmo dia em que teve o nome aclamado para ser o vice da chapa da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), prometeu lutar pela união do partido por Dilma. (Págs. 1 e País A6)

Bolsa: pior queda em sete meses
A deterioração das expectativas em relação à zona do euro, somada a perdas acentuadas de alguns setores domésticos levou o Ibovespa ao pior nível em quase sete meses. A bolsa caiu 3,22%, aos 60.841 pontos, elevando a perda acumulada a 11,3%. (Págs. 1 e Economia A16)

Morte da rainha era só uma piada

A rádio BBC WM, financiada com recursos públicos na Inglaterra, teve que se desculpar pela brincadeira de mau gosto de um DJ, que anunciou a morte da rainha Elizabeth II e, não satisfeito, ainda tocou o hino nacional, God save the queen. (Págs. 1 e Internacional A17)

Butantan: alento após o incêndio

Uma boa notícia após o incêndio que destruiu parte do acervo do Instituto Butantan, em São Paulo, famoso pela produção de soro antiofídico: 70% dos exemplares originais usados para descrever espécies de serpentes brasileiras estão preservados. (Págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A20)
Tio pedófilo é preso na Barra

Ontem, Dia Nacional de Combate à Pedofilia, policiais civis prenderam na Barra o pedreiro Petrônio Barbosa, 39 anos, acusado de molestar três sobrinhos. O governo federal lançou prêmio para pessoas e entidades que combatem este tipo de crime. (Págs. 1 e Cidade A13)

Primeira Página
Brasil se impõe à ONU
Temer quer unir PMDB por Dilma
Bolsa: pior queda em sete meses

Editorial
Hillary encontra seu 'big stick'

Colunas
Coisas da Política :: Mauro Santayana
Informe JB :: Leandro Mazzini
Anna Ramalho

Opinião
O Brasil no clube :: José Luiz Niemeyer

País
Temer já fala como candidato a vice
Prefeitos mostram pauta de reivindicações no DF
Partidos divergem sobre o voto distrital
Serra comenta pesquisa e diz que logo vai desempatar
Dutra: Dilma vai pedir votos para ela mesma
Marina passa de gata a jaguatirica

Economia
Crise europeia pode atingir o Brasil dentro de dois meses
Econômicas
Bolsa de São Paulo cai 3,2% sob efeito de más notícias
Crise europeia pode atingir o Brasil dentro de dois meses
Blocos contra o protecionismo
UE aprova projeto de regulação de fundos
Nestlé: propaganda proibida

Cidade
Polícia cerca pedófilos na Zona Oeste do Rio

Internacional
Brasil joga duro na diplomacia
Mediação abre espaço para acerto na área petrolífera






Nenhum comentário: