17 de maio de 2010

RESUMO DOS JORNAIS: CORREIO BRASILIENSE


Manchete: Muito barulho e pouca ação tiram o sono do brasiliense

Durante os três primeiros meses de 2010, a média de reclamações contra a poluição sonora emitida por bares, carros de som, festas, obras e até cultos religiosos cresceu cinco vezes no Distrito Federal. São quase 10 denúncias por dia. Os mais incomodados moram no Plano Piloto, seguidos por Taguatinga, Lago Sul, Ceilândia, Guará e Sobradinho. No sábado, ao pedir silêncio a seis rapazes que faziam barulho em um posto de gasolina às 3h da madrugada, um morador da 214 Sul foi espancado. Depois da selvageria, o estabelecimento anunciou que fechará a loja de conveniência às 18h. O Ibran conta com apenas três fiscais para todo o DF e aparelho de medição sonora ultrapassado. (Págs. 1, 19 e 20)

Foto legenda: Acordo à vista no Irã

Depois de quase 18 horas de negociação, Lula e o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, chegam a uma fórmula para tentar superar o impasse nuclear com as potências ocidentais. A proposta foi anunciada pelo premiê turco e será apresentada aos EUA e demais membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. (Págs. 1 e 14)
Foto legenda: Família encontra ossos em Luziânia

A mãe e a irmã de Diego Rodrigues, primeiro jovem a sumir na cidade, reviram terreno da Fazenda Buracão e acham restos mortais, provavelmente do garoto. (Págs. 1 e 21)

TCU vê indícios de novo cartel do sangue

Auditoria aponta evidências de que as empresas que fornecem hemoderivados ao governo federal estariam unidas para forçar o controle dos preços. Prática similar ocorreu no passado e ficou conhecida como Máfia dos Vampiros. (Págs. 1, 2 e 3)

Privilégio que nada. É direito!

A reserva de vagas não é o único benefício garantido às pessoas com deficiência. Elas podem pedir condições especiais para fazer as provas. Após a aprovação, outro desafio: órgãos públicos nem sempre são adaptados. Daniel Violato trabalha de casa. (Págs. 1, Capa e 10 a 13)

Governistas cobiçam fundos de pensão (Págs. 1 e 9)
Acordo à vista no Irã
TCU vê indícios de novo cartel do sangue

Opinião
Lula em paella espanhola :: Rubem Azevedo Lima
E-teaching: a segunda onda do EAD :: Antonio Cândido Carneiro de Azambuja Neto
Transparência: acesso à informação e o combate à corrupção no Brasil :: Felipe Locke Cavalcanti

Colunas
Nas Entrelinhas :: Denise Rothenburg
Brasil S/A :: Vicente Nunes

Política
Máfia dos Vampiros 2, o retorno
O drama de quem mais precisa
PSDB reticente, governo celebra
Sob a bênção de Padre Cícero

Economia
Na mira de políticos
As veias expostas do conflito de interesse

Brasil
Governo dá um passo atrás

Mundo
Perto do acordo

Cidades
Eurides aparece, e se defende atirando



Nenhum comentário: