18 de maio de 2010

DIREÇÃQ DO PT MANOBRA POR ROSEANA SARNEY





Autor(es): Caio Junqueira, de Brasília
Valor Econômico - 18/05/2010

O diretório nacional do vai rever a decisão do diretório maranhense que por uma diferença de dois votos decidiu apoiar a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) a governador, contra a atual governadora Roseana Sarney (PMDB). A decisão ocorre dias depois de um encontro entre Roseana, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A situação no Maranhão é de uma dualidade que não pode persistir. O diretório estadual está rachado então o melhor é o congresso nacional discutir a questão em 12 de junho", afirmou ontem ao Valor o presidente do PT, José Eduardo Dutra.
Deliberado na mesma data em que os apoiadores de Dino venceram os sarneysistas, um encontro previsto para esta quinta tem sido objeto de um duelo entre as duas alas. Os sarneysistas querem nele rever o apoio a Dino. Primeiro, traçou-se uma estratégia de substituir 6 dos 85 delegados que votaram contra Roseana. Agora, trabalham para impedir que a reunião ocorra, com base em um documento em que 90 delegados apoiariam Roseana.
Anteontem, os dois maiores defensores da aliança com Sarney e que lideram a corrente Construindo um Novo Brasil no Estado -o atual presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, e o ex-presidente, Washington Oliveira - estiveram com Roseana e lhe entregaram esse documento com as assinaturas, além de manifesto em favor da aliança entre PT e PMDB. No texto, pediram participação na coordenação da campanha, inclusão de teses do PT no programa de governo e indicação do vice. A governadora aceitou na hora os três itens e, segurando a camiseta do PT, disse: "Não tenho vergonha de vocês e vocês não têm que ter vergonha de mim".
Entretanto, a ala contrária à aliança, liderada pelo vice-presidente, Augusto Lobato, da corrente Mensagem ao Partido, iniciou coleta de assinaturas para garantir o encontro, cujo objetivo é indicar a vice de Dino e lançar Bira do Pindaré ao Senado. Em 2006, Bira teve 557 mil votos, mas Lula apoiou Epitácio Cafeteira (PTB-MA), aliado de Sarney, que venceu com mais de 1 milhão de votos. "Estão planejando um golpe. Se o PT e o Lula têm alguma dívida com a oligarquia, que eles não utilizem o PT do Estado mais pobre do país para pagar essa fatura", diz Lobato.
Ele acusa Roseana de cooptar parte do PT local com cargos. Depois da escolha do PT em apoiar Dino, duas secretarias foram dadas ao partido : Educação e Desenvolvimento Social. Ainda haveria uma terceira pendente, aguardando o desfecho do caso: Ciência e Tecnologia. Antes do encontro, a legenda tinha apenas uma Pasta, de Economia Solidária.
Em uma longa carta divulgada na semana passada, afirma, sobre a reunião petista que deliberou o apoio a Dino, que "a família Sarney transformou o Palácio dos Leões em quartel general, de onde partiam ofertas de dinheiro, cargos no governo, vagas na chapa majoritária e ameaças a prefeitos e delegados do partido".
Roseana quer desidratar a candidatura Dino. Sem o partido, o deputado calcula perder dois terços no horário eleitoral gratuito. Pesquisas internas dos partidos têm apontado tendência de crescimento da candidatura do deputado do PCdoB, que já estaria ao redor dos 20%. O receio dos sarneysistas, porém, é o segundo turno, quando deve ocorrer uma disputa "todos contra os Sarney". Foi assim que ela perdeu para Lago em 2006, apesar de ter reconquistado o posto três anos depois mediante a perda do mandato de Lago no Tribunal Superior Eleitoral, por abuso de poder econômico. O Valor procurou Roseana e os petistas que a apoiam, mas não obteve retorno do pedido de entrevista.

Nenhum comentário: