8 de junho de 2010

RESUMO DOS JORNAIS: JORNAL DO BRASIL


Manchete: PT enquadra PT em Minas
Hélio Costa é escolhido, e Pimentel perde espaço
A direção nacional do PT enquadrou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e confirmou para a disputa do governo de Minas Gerais o nome do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB). Pimentel se desgastou pela insistência em disputar o cargo e por ter o nome envolvido na tentativa de criação de um suposto dossiê com denúncias contra o tucano José Serra, rival da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. O presidente do partido, José Eduardo Dutra, reconhece que será "difícil", mas crê na vitória no segundo colégio eleitoral do país. (Págs. 1 e País A4)

Necessidade de crescer com ordem

Ministro faz alerta sobre a questão das encostas, em seminário no Rio
No seminário Chuvas de abril, lições e soluções, ontem no Rio, ficou clara a urgência de investimento em geotecnia - pois o problema dos deslizamentos de encostas é independente da ocupação irregular. O ministro das Cidades, Marcio Fortes, chamou a atenção dos municípios fluminenses para a necessidade de ordenar o crescimento das cidades, dando atenção à macro e à microdrenagem. (Págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Planos de saúde: boa e má notícias

O acesso a novos serviços já beneficia, desde ontem, milhões de segurados de planos de saúde. A má notícia é o futuro aumento dos preços. (Págs. 1 e Economia A12)

O Pantanal que supera a Amazônia

O aumento na produção de carvão e a expansão das pastagens levam o ritmo de desmatamento no Pantanal a superar o da Amazônia. (Págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A16)

Israel e sua lista de "terroristas"

Israel justificou o ataque à embarcação que tentava furar o bloqueio a Gaza com um documento que informa que pelo menos cinco passageiros eram "conhecidos pelo envolvimento em atividades terroristas". (Págs. 1 e Internacional A15)

Bhopal chora a impunidade

Vinte e seis anos após um vazamento de gás tóxico ter matado 25 mil pessoas em Bhopal, na Índia, oito acusados foram condenados a apenas dois anos de prisão. Ex-presidente da Union Carbide, um americano está foragido. (Págs. 1 e Internacional A14)

Nova safra com sustentabilidade

O financiamento de R$ 2 bilhões a ações capazes de reduzir a emissão de gases do efeito estufa na lavoura é novidade no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, lançado ontem pelo Ministério da Agricultura. (Págs. 1 e País A5)

Editorial
Segurança na hora de votar

Colunas
Coisas da Política :: Wilson Figueiredo
Informe JB :: Leandro Mazzini

Opinião
Violência contra a mulher: um ponto final! :: Jandira Feghali

País
Nepotismo federal é proibido oficialmente
MP vai julgar autoridades

Economia
Planos ganham cobertura e clientes, novos custos
Mercado espera alta de 0,75 ponto da Selic

Cidade
Para que ninguém esqueça

Ciência
Sinal de alerta no Pantanal


Nenhum comentário: