13 de junho de 2010

COPA TEM LUGARES EM ESTÁDIOS E TRANSMISSÕES ESPECIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Agência Brasil

Vinicius Konchinski
Enviado especial

Joanesburgo - A Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, é a primeira da história adaptada a necessidades de portadores de deficiência visual e auditiva. Nos estádios onde estão ocorrendo as partidas da Copa, eles recebem assistência especial e podem acessar as transmissões dos jogos adaptadas às suas necessidades no site da Federação Internacional de Futebol (Fifa): www.fifa.com.

Seis dos dez estádios sul-africanos que recebem jogos têm, cada um, quinze lugares reservados exclusivamente a deficientes visuais. Durante 19 dos 64 jogos desta Copa, quem tem problema de visão pode acompanhar as partidas por meio de transmissão direta de áudio para fones de ouvido fornecidos pela Fifa. Seis voluntários estão designados para auxiliar o deficiente visual nos locais de jogos.

Os deficientes auditivos podem acompanhar a todos os 64 jogos da Copa em transmissões comentadas em linguagem de sinais por meio do site da Fifa. A iniciativa é uma parceria da entidade com as associações de portadores de deficiência auditiva da África do Sul.

Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a adaptação de estádios e transmissões é mais um passo para a popularização total do futebol. “O futebol é um esporte universal e tem de ser acessível a todos", afirmou, em comunicada da entidade.

De acordo com a Fifa, 70 milhões de deficientes auditivos em todo o mundo terão acesso às transmissões adaptadas no site da entidade.



Nenhum comentário: