15 de junho de 2010

DEPOIMENTO DE EX-DELEGADO ONÉSSIMO NO CONGRESSO SERÁ NO DIA 17



Fonte: Agência Brasil

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-delegado da Polícia Federal, Onésimo de Souza, confirmou para quinta-feira (17), a partir das 9h, o seu depoimento na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (Ccai) do Congresso Nacional. A comissão quer sabar se ele confirma as declarações de que teria participando de reunião onde teria sido sondado para a produção de dossiês contra o candidato do PSDB, José Serra.

O convite para o ex-delegado depor na comissão foi aprovado na semana passada, juntamente com o convite ao ex-sargento Idalberto Martins. O ex-sargento, por meio do seu advogado, não manifestou desejo de comparecer à audiência pública. Como se trata de convite ele não é obrigado a comparecer.

O requerimento para o comparecimento dos dois à comissão foi apresentado pelo líder da minoria na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). O líder disse que querem indagar do ex-delegado sobre o uso da área de inteligência pública e privada em campanhas eleitorais. “Queremos saber como os ex-agentes de inteligência atuam na prestação de serviços e qual é o limite delas atuarem na área privada tendo tido relação com o governo”.

A comissão é composta dos presidentes das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado e pelos líderes da minoria e da maioria também da Câmara e do Senado. Na atual legislatura, essa comissão é formada por maioria de oposição, os dois presidentes das comissões de Relações Exteriores são integrantes do PSDB.




Edição: Rivadavia Severo


Nenhum comentário: