10 de junho de 2010

RESUMO DOS JORNAIS: JORNAL DO BRASIL

Manchete: Brasil tira máscara da ONU
Voto contra sanções ao Irã expõe falência do Conselho de Segurança sob controle dos EUA

A decisão do Conselho de Segurança da ONU, que impôs novas sanções contra o Irã por 11 votos a 2, foi encarada pelo governo brasileiro como uma "vitória de Pirro" dos EUA e expôs o fracasso do organismo internacional como um fórum imune aos interesses hegemônicos. A vitória da pressão americana já era esperada por Brasil e Turquia, os únicos a votarem a favor do acordo com o país persa, que fora incentivado antes da assinatura em Teerã pelo próprio presidente Barack Obama. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acusou: "O Brasil pode ser independente por não dever ao FMI”. Ele lamentou os prejuízos ao promissor comércio bilateral com Teerã. (Págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Copom pisa no freio e eleva juros
Um dia após o anúncio do crescimento do PIB brasileiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central continuou pisando no freio do crescimento ao anunciar a elevação da taxa básica de juros para 10,25% ao ano. (Págs. 1 e Economia A12)

Crack já substitui vício da cola
Jovens de comunidades carentes são as vítimas mais imediatas do crack, que, segundo especialistas, substitui o vício da cola. Outra ligação da droga com os mais pobres é o seu baixo preço. (Págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A16)

Jornais ainda serão mais essenciais
Kevin Roberts, presidente da agência de publicidade Saatchi&Saatchi, em visita ao Brasil, garante: os jornais impressos continuarão sendo a fonte essencial de informação, mais do que a internet. (Págs. 1 e País A6)

Além da Nestlé, a Kellogg´s
O Ministério Público de São Paulo ajuizou ação civil pública contra a Nestlé e a Kellogg's, por considerar que as empresas usam personagens do imaginário infantil na publicidade e em embalagens. (Págs. 1 e Economia A13)

PMDB sugere programa ao PT
O presidente do PMDB, deputado Michel Temer, nome mais provável para vice de Dilma Rousseff, entregou ontem à pré-candidata do PT um documento com sugestões para o que chamou de presidencialismo de coalizão. (Págs. 1 e País A4)

Turco dá golpe em brasileiros
Músicos e dançarinos de um grupo carioca de cultura afro-brasileira, oito pessoas tentam deixar a Turquia após calote e ameaças de morte recebidos de empresário turco. A família suspeita de tráfico e lavagem de dinheiro. (Págs. 1 e Cidade A8)

Tragédia no mar, prejuízo na bolsa
O governo dos EUA perdeu a paciência com a British Petroleum, e deu prazo de 72 horas para que a petrolífera apresente um plano detalhado de contenção do vazamento. O preço de ações da BP despencou em Nova York. (Págs. 1 e Internacional A14)


Primeira Página
Brasil tira máscara da ONU
Copom pisa no freio e eleva juros
PMDB sugere programa ao PT

Editorial
Caminho certo contra o crack

Colunas
Coisas da Política :: Mauro Santayana
Informe JB :: Leandro Mazzini
Anna Ramalho

País
PT e PMDB começam a afinar as propostas
Marina critica proposta de Código Florestal

Economia
Juros com dois dígitos


Internacional
ONU na mão das potências
Irã promete continuar enriquecendo urânio


Caderno B
Um olhar diferente sobre a Copa e a cultura do futebol
Canal B









Nenhum comentário: