3 de maio de 2009

Arquivado pedido para que Lula explique declaração sobre 'gente branca'

Do G1, em São Paulo

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou na última quinta-feira (30) uma interpelação judicial que cobrava do presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicações sobre as declarações de que a "crise foi feita por gente branca, de olhos azuis que antes da crise sabiam tudo e, agora, não sabem de nada. A frase foi dita durante a visita do premiê britânico, Gordon Brown, a Brasília, no último dia 26.
A interpelação judicial foi impetrada pelo jornalista Clóvis Victorio Mezzomo, que alegou ter se sentido ofendido pelo presidente e que a declaração representava racismo.
Neto de italianos, o jornalista, porém, não tem olhos azuis, mas verdes. “Pelo fato de sua família [a do jornalista] ser proveniente do norte da Itália, sua pele é de tez extremamente alva e apresenta, como é comum entre os descendentes, olhos verdes”, destaca trecho da ação. Na decisão, o ministro do STF Celso de Mello argumentou que não cabe pedido de explicação em declaração cujo conteúdo não seja ambíguo. O ministro afirmou que o empresário não revelou dúvida ou incerteza quanto às afirmações do presidente, mas frisou que se sentiu pessoalmente ofendido pela declaração.
Celso de Mello afirmou ainda que o instrumento de interpelação não cabe em uma acusação de racismo. Para uma acusação como essa, segundo o STF, caberia uma ação penal pública, que não comporta o uso da interpelação como medida preparatória.

Nenhum comentário: