14 de junho de 2009

SOBE A 58 O NÚMERO DE CASOS DE GRIPE SUÍNA

Ministério da Saúde registra mais quatro casos da nova gripe no país

Um paciente foi diagnosticado no DF e outros três em São Paulo.Com anúncio, número de infectados no Brasil sobe para 58.

Ministério da Saúde confirma o registro de mais quatro casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. Dois pacientes (um de SP e outro do DF) foram infectados pelo vírus A (H1N1) no exterior. Os outros dois casos (ambos de SP) foram infectados por contato direto com pessoa que já havia sido diagnosticada com a doença e que a contraiu também no exterior. Todos os pacientes estão em tratamento e passam bem", informou o Ministério da Saúde. Com as ocorrências, o número de infectados pelo vírus no país subiu de 54 para 58 pessoas.
Dentro do total de casos informados, 14 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior, ou seja, pessoas que tiveram contato com pacientes que contraíram a doença no exterior. "Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1)", informou o governo. Até o momento, o Ministério da Saúde acompanha 73 casos suspeitos de Influenza no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Além disso, 462 casos foram descartados até o momento. Os números divulgados incluem informações e relatórios repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até a noite da última sexta feira, dia 12.
A maioria dos casos confirmados no país se concentra em São Paulo, com 23 ocorrências.
Em seguida vêm Rio de Janeiro (10), Santa Catarina (10), Minas Gerais (5), Tocantins (4), Mato Grosso (2), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (1) e Bahia (1).
Além dos 58 casos confirmados, o Ministério da Saúde observa outros 73 pacientes com suspeita de ter contraído a doença. O órgão já descartou 462 casos da gripe no Brasil.

Nenhum comentário: