30 de junho de 2009

SENADO AFASTARÁ MAIS QUATRO PARA TENTAR CONTER A CRISE

Por ISABEL BRAGA

O Globo - 29/06/2009

Demissões contra crise no Senado

Mesa anuncia exoneração de quatro nomes da cúpula ligados ao ex-diretor Agaciel Maia

Na tentativa de aplacar a crise política que ameaça até o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a direção da Casa iniciou uma limpeza em cargos administrativos estratégicos. Serão exonerados três diretores e um chefe de gabinete carimbados como funcionários da era Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado e pivô dos escândalos recentes envolvendo atos secretos e suspeita de irregularidades na gestão de contratos. Novas mudanças de comando devem ser anunciadas nos próximos dias, principalmente em áreas onde a influência de Agaciel é considerada ainda muito forte, entre elas a gráfica do Senado.
Depois da saída de Alexandre Gazineo da Diretoria Geral e de Ralph Siqueira da de Recursos Humanos, saem Aloysio Novais Teixeira, diretor da Secretaria de Patrimônio; Sebastião Fernandes Neto, diretor da Secretaria de Coordenação e Execução; e Shalon Granato, diretor da Secretaria de Controle Interno. Também será exonerado Dimitrius Hadjinicolau, chefe de gabinete da Secretaria de Estágios. Segundo assessores do Senado, Granato alegou estar esgotado e pediu para deixar a diretoria. Em seu lugar assume Eduardo Torres, um técnico da área.
- Vamos afastar diretores. Temos que fazer a reforma administrativa do Senado. Temos que rever tudo, foram 14 anos de uma gestão frouxa - afirmou o 1º secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI).
Aliados de Tajra no lugar dos "Agaciboys"
No lugar de Aloysio Novais, Luciano Freitas assumirá a Secretaria de Patrimônio. Novais geria contratos com empresas terceirizadas como a Ipanema - que teve o contrato revogado - e a Plansul, que a substituiu. Uma das reclamações é a demora no envio de dados, que forçavam a renovação de contratos.
A justificativa oficial para exonerar Novais é a necessidade de ter, em cargos estratégicos como o dele, servidores mais próximos ao novo diretor-geral, Haroldo Tajra. Sebastião Fernandes Neto cai porque era, de fato, assessor técnico dos ex-diretores-gerais Agaciel Maia e Gazineo. Era o responsável pela preparação da maior parte dos processos da Diretoria Geral, alguém carimbado como "Agaciboy" e com domínio grande da máquina do Senado. Também sai para dar lugar a um servidor de maior confiança de Tajra. O nome ainda não está definido.
Outra substituição importante é a de Dimitrius, que deixa a chefia de gabinete da Diretoria de Estágios, que era comandada pela mulher de Agaciel, Sânzia Maia. Ela deixou o cargo ano passado, em meio à polêmica sobre nepotismo. Semana passada, assumiu Petrus Elisbão. Dimitrius é suspeito de fraudar licitações e acusado pelo Ministério Público de improbidade administrativa na Operação MO 1º secretário, Heráclito Fortes, diz que todos os contratos da Casa serão revistos e que eventuais irregularidades serão apuradas. E que a revisão implicará enxugamento de funcionários terceirizados. - Claro que há vícios contratuais, gastos desnecessários. A sindicância não é para apurar apenas os atos secretos, mas também atos administrativos. Estamos vendo um por um. Hoje, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, deve enviar ao Conselho de Ética representação contra Sarney. Outra será movida pelo PSOL. ão de Obra. Ele fora nomeado em 2008, por ato secreto.
O 1º secretário, Heráclito Fortes, diz que todos os contratos da Casa serão revistos e que eventuais irregularidades serão apuradas. E que a revisão implicará enxugamento de funcionários terceirizados.
- Claro que há vícios contratuais, gastos desnecessários. A sindicância não é para apurar apenas os atos secretos, mas também atos administrativos. Estamos vendo um por um.
Hoje, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, deve enviar ao Conselho de Ética representação contra Sarney. Outra será movida pelo PSOL.

Nenhum comentário: